Politico: Portugal “não está imune” ao populismo. A prova disso é… Bruno de Carvalho

O presidente do Sporting mostra que Portugal "não está imune" ao populismo, escreve o jornal Politico. Bruno de Carvalho "alimentou-se da profunda frustração entre os fãs".

Portugal tem escapado à tendência política populista, mas o país “não está” imune ao fenómeno. A prova disso é… a crise no Sporting, mais concretamente a figura do presidente Bruno de Carvalho, escreve esta sexta-feira o Politico. “Cinco anos depois de entrar em cena com a promessa de tornar o Sporting grande outra vez, o clube está severamente dividido e enfrenta alertas de falência”, sublinha o jornal, numa peça assinada pelo jornalista Paul Ames.

O jornal cita também o antigo ministro do PSD, Miguel Poiares Maduro, que é sportinguista: “Isto é um aviso à navegação. Mostra a Portugal que não somos um país imune ao populismo. Os populistas começam a apresentar-se como representantes do povo contra a elite. Depois, aclamam poder absoluto para combater as conspirações dessas elites. É exatamente o que estamos a ver no Sporting”, disse o ex-governante. E acrescentou: “A maioria dos sportinguistas querem que Bruno de Carvalho saia”.

"Os populistas começam a apresentar-se como representantes do povo contra a elite. Depois, aclamam poder absoluto para combater as conspirações dessas elites. É exatamente o que estamos a ver no Sporting.”

Miguel Poiares Maduro

Sportinguista, ex-ministro do PSD

Na visão do Politico, Bruno de Carvalho “está a lutar pela sobrevivência num clube em crise, que tem dominado as manchetes dos jornais há semanas numa terra obcecada com o futebol”. A atenção mediática continua depois do ataque dos adeptos aos jogadores na Academia de Alcochete, mesmo numa altura em que a seleção nacional disputa o Mundial na Rússia.

O Sporting tem convocada para este sábado uma assembleia-geral extraordinária, na qual os sócios vão votar a continuidade de Bruno de Carvalho à frente do conselho diretivo da SAD leonina. Qualquer que seja o resultado, Bruno de Carvalho “não tem intenções de ficar calado” e tem denunciado ser vítima de um “golpe”.

Se o Benfica e o Sporting continuam a funcionar assim, é em larga medida graças aos bancos, aos poderes políticos e até ao judicial.

Helena Garrido

Economista e jornalista

Mas o Politico não se fica por aqui. O jornal refere que Bruno de Carvalho se “alimentou da profunda frustração entre os fãs, que durante décadas viram os rivais Benfica e Porto estabelecerem uma presença forte” no futebol português. “O Sporting ganhou o campeonato português 16 vezes em 42 anos até 1982. Desde então, só ganhou duas vezes, a última em 2002”, aponta o artigo.

Ao jornal, a economista e jornalista Helena Garrido aponta que “o poder político gosta de futebol e acredita que consegue ganhar votos através da cumplicidade com a negligência”. É por isso que o panorama do futebol português, em que são frequentes os casos na Justiça ligados à modalidade, mantém-se relativamente na mesma situação. “Se o Benfica e o Sporting continuam a funcionar assim, é em larga medida graças aos bancos, aos poderes políticos e até ao judicial”, referiu a economista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Politico: Portugal “não está imune” ao populismo. A prova disso é… Bruno de Carvalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião