Banco de Portugal dá início à liquidação do Banif
Depois de o Banco Central Europeu ter revogado a autorização do Banif para o exercício de atividade como instituição de crédito, o Banco de Portugal deu início à liquidação do banco.
O Banco de Portugal já deu início à liquidação judicial do Banif, isto depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter revogado a autorização do banco para o exercício da atividade de instituição de crédito.
“No dia 22 de maio de 2018, o Banco Central Europeu revogou a autorização do Banif para o exercício da atividade de instituição de crédito. A decisão de revogação da autorização do Banif implica a dissolução e a entrada em liquidação do banco, em conformidade com o disposto nos números 1 e 2 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 199/2006, de 25 de outubro”, lê-se num comunicado publicado esta segunda-feira pelo supervisor português.
“Desta forma, o Banco de Portugal requereu, nos termos da lei, junto do tribunal competente, o início da liquidação judicial do Banif“, acrescenta o comunicado.
O Banco de Portugal agradece à administração do Banif, que foi nomeado após a resolução de 20 de dezembro de 2015, a “dedicação e competência demonstradas no exercício das suas funções, em condições particularmente complexas”.
Passam dois anos e meio desde que o supervisor liderado por Carlos Costa decidiu a resolução do grupo Banif e a divisão do banco por três entidades: o Santander Totta, Oitante e Banif. No caso do Banif, após a divisão do grupo, reunia um conjunto de ativos, passivos e elementos extrapatrimoniais ligados a entidades do próprio grupo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco de Portugal dá início à liquidação do Banif
{{ noCommentsLabel }}