O cozinheiro dos hambúrgueres mais naturais e baratos do mercado fast food é… um robô

  • ECO
  • 1 Julho 2018

Uma startup alemã desenvolveu um robô capaz de preparar hambúrgueres, sem ser necessária a intervenção humana. O único humano no restaurante será o empregado, que registará os pedidos dos clientes.

Vender os hambúrgueres mais frescos e mais baratos do mercado fast food é o objetivo da Creator, uma startup sediada na Alemanha. Mas a equipa, composta por alemães e indianos, quer alcançar esta meta sem ser necessária mão-de-obra humana.

Para tal, desenvolveram um robô capaz de preparar, do início ao fim e em apenas cinco minutos, os hambúrgueres. Depois de o cliente fazer o pedido a um empregado, e esse terá de ser um humano, um tubo de ar comprimido empurra um pão de hambúrguer feito no próprio dia e, por isso, sem conservantes, assegura a Creator. Depois uma faca abre o pão ao meio para, posteriormente, este ser tostado.

O pão é transferido para a divisão de molhos e especiarias, vertidos para as fatias. Na divisão seguinte caem o resto dos ingredientes pedidos, como picles, tomates cebolas ou queijo, tudo isto cortado quase na hora. Após estas fases, a carne é picada, moldada e cozinhada. Et voilà, o hambúrguer está feito sem intervenção humana.

“Os meus pais tinham um restaurante, por isso fiz, talvez, umas dezenas de milhares de hambúrgueres ao longo da minha vida”, contou o CEO da Creator, Alex Vardakostasasí, à TechCrunch. “Quando trabalhas a fazer algo como 400 hambúrgueres iguais todos os dias, apercebes-te das oportunidades que existem para fazê-lo um pouco melhor. Nesse momento não tinha os meios necessários, mas percebi que quanto melhores eram os instrumentos de cozinha, melhor era o produto final que eu fazia. Aqui está o melhor instrumento de cozinha”, acrescentou.

Os hambúrgueres da startup, antes chamada Momentum Machines, procuram ser os mais naturais do mercado e custam seis dólares, o equivalente a cerca de cinco euros. “É o tipo de hambúrguer que terias num restaurante por 12 ou 18 dólares”, afirmou Vardakostasasí.

E os postos de trabalho?

As questões sobre os postos de trabalho que poderiam desaparecer, caso este robô fosse replicado e implementado noutros restaurantes, depressa surgiram. Mas, quanto a isso, o CEO da Creator considera que se fariam hambúrgueres mais perfeitos e a um preço mais baixo para o público. Depois de ter preparado milhares de hambúrgueres, no restaurante dos pais, Vardakostasasí diz que prefere agora dedicar-se a algo mais criativo e social.

Passados oito anos a trabalhar no projeto, a Creator vai finalmente apresentar o seu restaurante robô de Folsom Street, em São Francisco (Estados Unidos da América), na próxima quarta-feira, dia 27 de junho. No entanto, só em setembro é que abrirá oficialmente ao público, ainda que até lá o restaurante possa estar aberto alguns dias da semana.

Veja o vídeo para conhecer melhor o robô que cozinha estes hambúrgueres.

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