Partner, Berlingo e Combo. Veja as novas carrinhas produzidas em Mangualde

Peugeot Partner e Citroën Berlingo vão começar a acelerar na linha de produção portuguesa, enquanto a Combo liga os motores em Espanha. As encomendas arrancam em setembro.

O Groupe PSA, em parceria com a Opel, tem novidades no segmento dos pequenos furgões. Peugeot Partner, Citroën Berling e Opel Combo, modelos produzidos em Portugal, na fábrica de Mangualde, e Espanha, em Vigo, já foram revelados. São três modelos idênticos que vão começar em breve a ser comercializados. As encomendas arrancam em setembro.

As primeiras unidades em pré-séries do novo modelo já começaram a sair da fábrica do distrito de Viseu nos primeiros meses do ano, mas a produção em série daquele que era conhecido com o nome de código K9 está prestes a arrancar. Peugeot Partner e Citroën Berlingo vão começar a acelerar na linha de produção portuguesa, enquanto a Combo liga os motores em Espanha.

“Para acompanhar as ambições comerciais desta renovada oferta, foi constituída uma terceira equipa em Mangualde (225 contratações) e uma quarta em Vigo (900), que estão em operação desde abril e junho, respetivamente”, revela o comunicado conjunto da PSA e Opel, em que são reveladas imagens dos três modelos. “Estas duas fábricas do Polo Industrial Ibérico introduziram alterações profundas para acomodar os novos modelos”, nota.

Estes novos modelos irão propor aos clientes conteúdos inéditos, especialmente projetados para ir ao encontro das suas utilizações no quotidiano ou em situações excecionais, oferecendo-lhes maiores níveis de segurança (ajudas à condução e às manobras, etc), de conforto (regulações lombares, tratamento acústico, etc) e de funcionalidade (maior cabina, carga útil reforçada, maior comprimento de carga, pack chantier, etc)”, refere.

“Para abranger todas as utilizações dos profissionais, com estes novos modelos o Groupe PSA oferece, atualmente, uma ampla variedade de silhuetas, combinando diversas variações de carga útil (650 a 1.000 kg), dois comprimentos (4,40 e 4,75 metros), número de lugares (2, 3 e 5) e de equipamento (cargas longas, abertura superior na carroçaria, melhor iluminação na área de carga, tomada 220V, etc)”, remata.

Estes veículos produzidos em Portugal e Espanha serão comercializados numa centena de países. A abertura das encomendas, na Europa, está agendada para o mês de setembro, sendo que os três modelos deverão começar a andar nas estradas nos primeiros meses do próximo ano.

Em Portugal, há a dúvida sobre qual a classe nas portagens a que será aplicada a estes novos furgões. Recorde-se que a altura ao eixo dianteiro (que define a classificação das portagens em Portugal) põe estes modelos na classe 2, o que pode colocar em causa a permanência da produção do Groupe PSA em Portugal “a médio prazo”.

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