Novas tarifas do gás natural entram hoje em vigor. Vai pagar menos 0,2%

  • ECO
  • 1 Julho 2018

A partir deste domingo, as tarifas de gás aplicadas às famílias que se mantêm no mercado regulado vão descer 0,2%. Este é o quarto ano consecutivo de descidas nestas tarifas.

Este domingo, dia 1 de julho, entram em vigor as novas tarifas de gás natural para os consumidores domésticos que ainda estão no mercado regulado, definidas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Depois de ouvir o conselho tarifário sobre a proposta, já apresentada em abril, as tarifas descem 0,2%.

Na prática, este valor traduz-se numa poupança que, segundo a ERSE, para uma fatura média mensal de 22,12€, pode chegar aos cinco cêntimos, considerando o caso mais típico em Portugal, uma família com dois filhos. No entanto, para um casal que não tenha filhos e tenha uma fatura média mensal de 12,02€, a descida será de apenas cerca de três cêntimos.

Para consumidores domésticos e serviços, com consumos iguais ou inferiores a 10.000 metros cúbicos, as tarifas vão descer, em média, 0,2%. Mas, para consumos acima de 10.000 metros cúbicos (pequena indústria) descem 4,1% e, no caso da indústria, para consumidores de média pressão, as tarifas vão cair 4,5%.

Este é o quarto ano consecutivo de descida dos preços regulados. Com esta atualização, a ERSE considera agora terminado um período regulatório de três anos que se iniciou em julho de 2016, durante o qual foi registada uma redução média anual dos preços finais pagos pelos consumidores domésticos de 7%. Para os consumidores industrias, essa redução foi de 9,4%.

Tarifa social do gás natural

Quanto ao desconto para as famílias economicamente vulneráveis, o Governo voltou a fixar a tarifa social do gás natural nos 31,2%, entrando em vigor também este domingo e mantendo-se o valor do desconto.

De acordo com os dados do Governo, atualmente existem 35 mil agregados familiares a beneficiar desta tarifa social que foi criada em 2011, mas só em 2016 é que passou a ser atribuída de forma automática, tal como acontece com a tarifa social de eletricidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novas tarifas do gás natural entram hoje em vigor. Vai pagar menos 0,2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião