Carros elétricos autónomos portugueses vão chegar a Viseu e Cascais

  • Lusa
  • 7 Julho 2018

Veículos elétricos e sem condutores, que chegam a ter 24 lugares sentados, já funcionam há oito anos num hospital de reabilitação na região Centro. Chegam em breve a Viseu e Cascais.

Os carros autónomos elétricos, que costumam aparecer sobretudo em filmes de ficção científica, já fazem parte do dia-a-dia do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, na Tocha, há cerca de oito anos. Batizados como MOVE, os veículos nasceram na portuguesa TULA e, depois do hospital e de um hotel suíço, vão chegar em breve também a Viseu e a Cascais, segundo Célia Pereira, da gestão de produtos da empresa.

Num espaço com 144 hectares e distâncias consideráveis entre edifícios, sobretudo para pessoas com dificuldades de deslocação, o MOVE ajuda e ainda desperta muita curiosidade, porque anda sozinho, sem qualquer motorista à vista. “Toda a gente acha muito curioso e ficam pasmados, por já existir há algum tempo aqui. É mais um produto que, até há uns tempos, toda a gente considerava que era um bocadinho ficção científica”, relata a responsável à agência Lusa.

Até nas apresentações do veículo, numa espécie de tira-teimas, as pessoas “metem-se à frente para ver se ele para”, relata Célia Pereira. “Isso é natural, porque as pessoas, à partida, não confiam logo numa máquina. A máquina tem de dar provas de que funciona”, argumenta. Mas “toda a gente quer experimentar” e, afinal, também houve medo dos automóveis quando estes apareceram, acrescentou a mesma responsável.

A circulação dos veículos é condicionada, uma “coisa quase laboratorial” e, por enquanto, estão afastados do trânsito, até porque a legislação nesta área é “inexistente”.

“Não houve regulação porque ainda não foi necessário. A necessidade tem de ser criada, se a utilização for maior, vai obrigar a haver uma legislação”, prevê a responsável, notando estarem em causa questões sobre regulação de testes e do uso de veículos autónomos e como proceder em relação a seguros.

Depois de nascer no Instituto Pedro Nunes (Coimbra), o desenvolvimento e a comercialização do MOVE seguiu para a TULA, onde não houve dúvidas sobre a opção de o fazer circular com eletricidade, uma mais valia que tem vindo a ganhar importância, face às preocupações ambientais crescentes.

Os carros resultam de parceiras, já que a TULA não é um construtor de automóveis, mas antes responsável pela “navegação e da tecnologia e não propriamente pela casca do veículo”.

O objetivo é melhorar o MOVE e, na lista de melhorias, está o fim das interferências atuais de trânsito, como as tampas de saneamento, e poder usar o cabo elétrico, enterrado no chão para garantir a frequência, apenas como “complemento de outras tecnologias de navegação”.

Paulo Costa, coordenador do serviço de manutenção do hospital Rovisco Pais, conta que se têm registado apenas “avarias pontuais de fácil resolução” nos dois carros, que cumprem dois trajetos distintos.

Por dia, devem somar-se cerca de 30 viagens dos MOVE, que já fizeram pessoas deslocarem-se propositadamente ao local para os verem, relatou o funcionário, que garante que o funcionamento ali “não tem problema”, mas que, por enquanto, prefere “não os levar para casa”.

Estes veículos, que irão circular em Viseu e em Cascais, têm como preço indicativo 200 mil euros para a versão de nove lugares e de 400 mil para o de 24 lugares sentados.

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