Navigator fecha acordo. Vai investir até 260 milhões em Moçambique

A Navigator anunciou um plano de investimento no valor de 260 milhões de dólares em Moçambique. Deste valor, 120 milhões já foram realizados.

A Navigator anunciou um plano para investir até 260 milhões de dólares no mercado moçambicano. A empresa assinou, através da subsidiária Portucel Moçambique, um memorando de entendimento com o governo que prevê, entre outros investimentos, a construção de uma fábrica de estilha e de uma “base florestal” com 40.000 hectares.

Num comunicado enviado à CMVM, a Navigator indica assinou um acordo com o governo moçambicano com vista à “reformulação do projeto de investimento naquele país”. Esse projeto terá duas fases:

  • Criar uma “base florestal de cerca de 40.000 hectares”, que “garantirá o abastecimento” de uma unidade de produção de estilha de madeira de eucalipto, ainda a construir. A meta é exportar “cerca de um milhão de toneladas por ano”.
  • “Os resultados a alcançar nesta primeira fase com a construção de uma fábrica de estilha, assim como a reavaliação das circunstâncias de mercado, serão essenciais para a Portucel Moçambique validar as condições necessárias para prosseguir com o plano florestal de larga escala associado ao projeto industrial da segunda fase, que inclui a plantação de mais 120 mil hectares de floresta e a construção de uma fábrica de pasta com uma capacidade de produção de cerca de 1,5 milhões de toneladas anuais”, garante a Navigator.

Como consequência direta do acordo entre a Portucel e o governo, será constituída “uma equipa multiministerial que vai endereçar um conjunto de condições precedentes ao investimento, onde se inclui o estabelecimento das infraestruturas logísticas necessárias à exportação de estilha e outras atividades de desenvolvimento rural”, anuncia a Navigator. “O projeto obterá luz verde caso tenha êxito o trabalho com vista à garantia destas condições precedentes, o que se prevê venha a ser concluído nos próximos seis meses”.

Em suma, a Navigator tenciona criar uma “base florestal” de cerca de 40.000 hectares em Moçambique, construir uma fábrica de estilha no país, investir num “programa de desenvolvimento social” e beneficiar uma série de “infraestruturas rurais”. Dos 260 milhões de dólares de investimento previstos no plano, 120 milhões de dólares “foram já realizados até à data”, revelou a empresa no comunicado enviado à CMVM.

(Notícia atualizada às 17h39 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator fecha acordo. Vai investir até 260 milhões em Moçambique

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião