Moscovici: “Ainda estamos no ciclo de expansão”
Bruxelas reviu em baixa previsão de crescimento para a UE e a Zona Euro este ano. Tensões comerciais estão na origem desta alteração. Comissário europeu garante que crescimento é sólido.
O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros defendeu esta quinta-feira que a economia do bloco europeu continua numa fase de “expansão”, apesar da escalada das tensões comerciais que levou o executivo comunitário a rever em baixa a previsão de crescimento para este ano.
“Ainda estamos num ciclo de expansão”, afirmou Pierre Moscovici, em resposta aos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação das Previsões de verão que a Comissão Europeia publicou esta quinta-feira.
A Comissão Europeia reviu em 0,2 pontos percentuais a projeção de crescimento do PIB para este ano para 2,1%. Esta é a previsão para a Zona Euro e para a UE. Para 2019, a previsão mantém-se em 2%. A escalada de medidas protecionistas explica esta a alteração.
“O crescimento na Europa permanece resiliente, já que a política monetária se mantém acomodatícia e o desemprego continua a cair. A ligeira revisão em baixa, quando comparado com as previsões de primavera, reflete o impacto na confiança das tensões comerciais e da incerteza nas políticas, bem como do do aumento dos preços do petróleo”, disse ainda o comissário europeu na sua intervenção inicial.
“As nossas previsões são de uma continuação da expansão em 2018 e 2019, apesar da escalada das medidas de protecionismo ser um risco claro em baixa. A guerra comercial não produz vencedores, só perdas”.
Moscovici reforçou que as tensões comerciais até agora não abalar os motivos que estão por detrás do crescimento das economias que formam o bloco europeu, mas admitiu que a Comissão está cautelosa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Moscovici: “Ainda estamos no ciclo de expansão”
{{ noCommentsLabel }}