Governo nomeia Sofia Portela para presidir ADSE
O anterior presidente, Carlos Liberato Baptista, demitiu-se por estar a ser alvo de uma investigação por alegada má gestão e corrupção. Sofia Maria Lopes Portela fica até março de 2020 no lugar.
O Governo anunciou esta quinta-feira em Conselho de Ministros a nomeação de Sofia Maria Lopes Portela, docente do ISCTE e especialista em gestão, para a presidência do conselho diretivo do subsistema de saúde da Função Pública, a ADSE. Sofia Portela substitui Carlos Liberato Baptista, que se demitiu devido a uma investigação à sua gestão do subsistema de saúde da PT.
Sofia Portela era já vogal da ADSE, ao mesmo tempo que era professora auxiliar no ISCTE, em Lisboa. A docente universitária já foi diretora do Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde nessa instituição, para além de já ter sido gestora na Sonae.
O presidente anterior do subsistema de saúde, Carlos Liberato Baptista, apresentou a demissão alegando motivos pessoais. Pouco depois, porém, a TVI tornou pública uma investigação jornalística que envolvia o presidente da ADSE em negócios ilícitos quando estava à frente do subsistema de saúde da PT. Já foi pedida uma auditoria aos anos em que Liberato Baptista presidiu a ADSE, e o Ministério Público está agora a investigar o caso. Na semana passada, foram realizadas buscas ao seu escritório e residência, o que o levou a decidir que não poderia continuar a exercer interinamente o cargo.
A ADSE é tutelada conjuntamente pela Saúde e pelas Finanças, ministérios que têm ambos representantes no Conselho Geral e de Supervisão, um órgão independente do Conselho Diretivo, que dá pareceres não vinculativos sobre as propostas apresentadas pela direção. O CGS é composto ainda por representantes diretos e indiretos dos beneficiários, os primeiros eleitos diretamente e os segundos provindo dos sindicatos de trabalhadores da Função Pública e das associações de pensionistas do setor público.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo nomeia Sofia Portela para presidir ADSE
{{ noCommentsLabel }}