Portugal tenta obter 1.750 milhões de euros em dívida de curto na próxima semana

Antes das férias de muitos investidores, o IGCP volta ao mercado já na próxima semana para tentar obter até 1.750 milhões de euros em títulos de dívida a curto prazo.

Antes das férias de muitos investidores, Portugal volta ao mercado ao mercado de dívida já na próxima semana. O Tesouro português vai tentar levantar na próxima quarta-feira até 1.750 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses.

“O IGCP vai realizar no próximo dia 18 de julho pelas 10:30 horas dois leilões das linhas de Bilhetes do Tesouro com maturidades em 18 de janeiro de 2019 e 19 de julho de 2019, com um montante indicativo global entre 1.500 milhões e 1.750 milhões de euros”, anunciou esta sexta-feira o organismo que faz a gestão da dívida pública.

O IGCP prevê a realização de três operações de financiamento a curto prazo durante este trimestre, um período menos intenso ao nível da emissão de dívida por causa das férias.

Ainda esta semana, Portugal emitiu 950 milhões de euros em obrigações do Tesouro a dez anos e 16 anos, um financiamento pelo qual pagou juros mais baixos face às anteriores operações.

Segundo o Banco de Portugal, a dívida pública bruta atingiu em maio um valor recorde acima dos 250,3 mil milhões de euros. Ainda assim, é expectativa do Governo que o rácio da dívida recue para perto dos 122% do Produto Interno Bruto (PIB) no final de 2018, após ter chegado ao final do primeiro trimestre do ano nos 126,4% do PIB.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal tenta obter 1.750 milhões de euros em dívida de curto na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião