Inflação atinge os 2% na Zona Euro em junho
As áreas que contribuíram mais para a inflação anual na Zona Euro foram a energia, serviços, comida, álcool e tabaco, e bens industriais não energéticos.
A taxa de inflação anual na Zona Euro em junho subiu para 2%, tanto em relação a maio, em que se registou 1,9%, como comparando com junho do ano passado, de 1,3%. Os dados foram divulgados pelo gabinete de estatísticas da União Europeia, Eurostat.
Na União Europeia a taxa foi também de 2%, mantendo-se inalterada relativamente ao mês anterior, mas com um aumento na comparação homóloga, em que se observava uma inflação de 1,5%.
As taxas mais baixas foram registadas na Irlanda, com 0,7%, na Grécia, com 1,0%, e na Dinamarca, 1,1%. É nos países do leste que se encontram as mais altas, todas superiores a 3%. Na Roménia a inflação em junho foi 4,7%, na Estónia 3,9% e na Hungria 3,2%. Em Portugal, a taxa de inflação subiu para os 2,0% em junho, quer face a maio, que viu 1,4%, quer ao mesmo mês de 2017, no qual registou 1,0%.
Relativamente ao ano passado, a maioria dos estados membros viu a inflação subir. Apenas dois registaram taxas estáveis, e em três desceram.
As áreas que contribuíram mais para a inflação anual na Zona Euro foram a energia, serviços, comida, álcool e tabaco, e finalmente bens industriais não energéticos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inflação atinge os 2% na Zona Euro em junho
{{ noCommentsLabel }}