Alphabet, Amazon ou Apple. Qual vai ser a primeira a valer um bilião na bolsa?

É uma autêntica maratona rumo ao bilião de dólares de valor de mercado. E várias tecnológicas já estão a um pequeno passo da meta. Falta saber quem cruza a linha primeiro.

Há uma corrida em Wall Street. Uma corrida de gigantes que se esforçam por chegar ao bilião de dólares de valor de mercado. De três em três meses, essa corrida ganha fôlego com as apresentações de resultados das empresas. Foi o que aconteceu esta semana. A Alphabet apresentou receitas que surpreenderam os analistas. E as ações da dona da Google avançaram mais umas casas no tabuleiro de jogo da bolsa de Nova Iorque.

Quem chega primeiro à meta do bilião?

Por extenso, o número é este: $1.000.000.000.000. A meta poderá ser alcançada esta quarta-feira pela Alphabet, se a companhia mantiver a tendência de valorização que regista desde que apresentou contas esta segunda-feira à noite. Está já perto dos 875 mil milhões de dólares, ou $875.000.000.000. Mas a Alphabet é só mais uma das várias multinacionais que estão muito perto de valer o tão esperado bilião.

Aliás, nem sequer está à frente na corrida. É a Apple a maior gigante da bolsa e, neste momento, a empresa mais bem posicionada para valer uma grande “pipa de massa”. A fabricante do iPhone tem um valor de mercado de 948,5 mil milhões de dólares, tendo vendido mais de 200 milhões de telemóveis no ano passado. Vai apresentar resultados a 31 de julho e, dependendo dos números, poderá afastar-se da meta da corrida ou ultrapassá-la pela primeira vez.

Há ainda uma terceira gigante tecnológica perto do bilião. E é um nome conhecido: chama-se… Amazon. A empresa fundada por Jeff Bezos já vale perto de 891 mil milhões de dólares e vai apresentar contas esta quinta-feira. Segundo um inquérito a diversos investidores institucionais, citado pela CNBC, a maioria aposta que vai ser esta a primeira companhia a chegar à meta nesta corrida.

Por fim, outra tecnológica de peso no pelotão da frente é a Microsoft, que vale cerca de 832,6 mil milhões de dólares e tem vindo a registar ganhos em Wall Street, à boleia do sentimento positivo que paira sobre o setor.

Talvez ainda não tivesse noção destes números. Para se ter uma real noção da escala — e sem qualquer desprimor — a Galp Energia é a empresa mais valiosa da bolsa de Lisboa e vale “apenas” 14,1 mil milhões de euros, cerca de 16,5 mil milhões de dólares. Mas extrapolando para a realidade norte-americana, o Facebook vale 625,3 mil milhões de dólares, o JPMorgan Chase vale 384,77 mil milhões de dólares e a Berkshire Hathaway, do multimilionário Warren Buffett, está a valer quase 270 mil milhões de dólares no mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alphabet, Amazon ou Apple. Qual vai ser a primeira a valer um bilião na bolsa?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião