Incerteza? Investidores procuram a Bitcoin

  • Rita Atalaia
  • 9 Novembro 2016

Com a vitória de Donald Trump nas presidenciais norte-americanas, há uma moeda que está a beneficiar no meio do caos. A bitcoin sobe quase 4% contra o dólar.

A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA agitou os mercados internacionais. Mas há um ativo que está a beneficiar deste resultado. A moeda digital bitcoin está a subir acentuadamente contra o dólar.

Tradicionalmente, os investidores procuram ativos considerados seguros, como as obrigações soberanas dos EUA ou o iene, em momentos de volatilidade. Mas hoje o dia é da bitcoin. A moeda digital está a subir quase 4% contra o dólar. A nota verde também não está a ter um bom desempenho contra o euro e o iene. Contra a moeda única cai 0,8% e contra o iene desce 1,7%. Já o peso mexicano perdeu 13%, naquele que é o maior tombo das últimas décadas.

Os restantes mercados também não sabem muito bem como reagir a este resultado. Para acalmar os receios, o novo Presidente dos Estados Unidos decidiu adotar um tom conciliador ao fazer o seu discurso de vitória, apelando aos adversários que se unam para “sarar as feridas” do país.

A última vez que os mercados foram fortemente abalados por um evento político foi em junho, quando os britânicos, também contra todas as sondagens, votaram a favor do Brexit. Nessa altura, no espaço de dois dias, o índice S&P 500 acumulou uma perda de 5,3%. Os investidores estão agora a tentar perceber que posições adotar, num dia que deve ser marcado pela volatilidade nos principais mercados globais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incerteza? Investidores procuram a Bitcoin

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião