Revista de imprensa internacional

Em África, o Zimbabwe foi a votos para escolher o novo líder do país. Na Ásia, o Paquistão pode estar prestes a pedir um resgate ao FMI. Na Europa, Espanha declarou situação de "emergência".

Depois da saída de Robert Mugabe, o Zimbabwe foi pela primeira vez a votos para escolher o novo líder do país situado no sul de África. Por falar em líderes, também no sul, mas da Ásia, Imran Khan, que ainda nem assumiu o cargo, já enfrenta a sua primeira escolha difícil. As autoridades financeiras do Paquistão querem pedir o 13.º resgate ao FMI. Na Europa, o Governo espanhol já declarou situação de “emergência” com a chegada em massa de migrantes.

The New York Times

Trump ameaça com shutdown se não tiver luz verde para o muro

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, disse no passado domingo que está disposto a permitir uma paralisação do Governo federal, caso os democratas não financiem o muro de fronteira com o México e não apoiem mudanças na lei da imigração. Trump fez a ameaça na sua rede social de eleição, o Twitter, e acrescentou que o país precisa de “grandes pessoas”. Leia a notícia completa no The New York Times (conteúdo em inglês / acesso gratuito).

Folha de São Paulo

Lava Jato recuperou um terço do dinheiro desviado na Petrobras

Foi em agosto de 2014 que Paulo Roberto Costa, ex-director de abastecimento da Petrobras, decidiu assinar o acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal — o primeiro da Operação Lava Jato. Agora, quatro anos depois, a maior operação anti-corrupção do Brasil recuperou um montante que chega a cerca de um terço do valor máximo desviado na estatal. Leia a notícia completa na Folha de São de Paulo (acesso gratuito).

El Mundo

Governo espanhol declara situação de “emergência” com chegada de migrantes

Em Espanha, o Governo tem estado a esforçar-se para transmitir mensagens de normalidade e a adotar medidas para fazer frente à chegada massiva e inesperada de migrantes. As embarcações vêm principalmente de cidades do sul como Almería, Granada, Málaga, Cádiz e Huelva, e está, também, prevista a chegada de pelo menos outros 10.500 migrantes às costas de Andaluzia, num prazo não superior a três meses. A situação de “emergência” declarada pelo Governo espanhol pretende dar resposta a necessidades de alojamento, manutenção e limpeza. Leia a notícia completa no El Mundo (conteúdo em castelhano / acesso gratuito).

Financial Times

Paquistão vai pedir resgate de 12 mil milhões ao FMI

Imran Khan, o recém-eleito líder do Paquistão, ainda nem assumiu o cargo e já enfrenta a sua primeira escolha difícil. As autoridades financeiras do país elaboraram planos para pedir um resgate de 12 mil milhões ao Fundo Monetário Internacional (FMI). A opção deverá ser apresentada ao novo líder do Paquistão logo depois de este assumir o cargo. A concretizar-se, este seria o 13.º resgate do FMI ao Paquistão. Leia a notícia completa no Financial Times (conteúdo em inglês / acesso pago).

Reuters

Zimbabwe vai a votos depois da saída de Mugabe

Os habitantes do Zimbabwe votaram esta segunda-feira naquela que foi a primeira eleição desde a saída do ex-Presidente Robert Mugabe. A votação coloca o Presidente Emmerson Mnangagwa, de 75 anos, um antigo aliado de Mugabe, frente a Nelson Chamisa, de 40 anos, um advogado e pastor que pretende ser o mais jovem chefe de Estado do Zimbabwe. Leia a notícia completa na Reuters (conteúdo em inglês / acesso gratuito).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião