Sindicato dos Bancários propõe atualização salarial de 1,4% para trabalhadores do setor

  • Lusa
  • 1 Agosto 2018

"Numa altura em que os bancos recuperam as suas rendibilidades não há razão alguma para continuar a penalizar milhares de profissionais deste setor", acrescenta.

Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) anunciou esta quarta-feira que propôs à Associação Portuguesa de Bancos (APB) uma atualização salarial de 1,4% para os trabalhadores do setor.

Em comunicado, o sindicato diz que se encontra em negociações com a APB para uma atualização salarial dos trabalhadores do setor, “cujas remunerações continuam sem refletir a recuperação financeira da banca”.

A proposta do SNQTB assenta em 1,4% de atualização salarial sobre o nível (que se repercute também nas isenções), 3,5% de aumento do subsídio de almoço e 3,55% de aumento nas diuturnidades, que também tem impacto nos reformados, indica.

Da proposta consta ainda a criação de um fundo de pensões de contribuição definida para os bancários que iniciaram atividade antes de 2009, para encurtar a diferença em relação aos que entraram para a banca depois dessa data.

“Estas negociações com a APB em torno das cláusulas de expressão pecuniária do acordo coletivo de trabalho pretendem devolver aos trabalhadores aquilo que eles têm perdido com a vaga de despedimentos e absoluta inexistência de aumentos salariais que têm assolado a banca nos últimos anos”, afirma Paulo Marcos, presidente do SNQTB, citado no documento.

“Numa altura em que os bancos recuperam as suas rendibilidades não há razão alguma para continuar a penalizar milhares de profissionais deste setor”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicato dos Bancários propõe atualização salarial de 1,4% para trabalhadores do setor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião