Sonangol quer ter mais de 20% do BCP

A Sonangol tem 18% do capital do BCP, mas pediu autorização ao BCE para ultrapassar a barreira dos 20% e manter, assim, a relação de forças com a Fosun, que deverá ser novo acionista do banco.

A Sonangol, presidida por Isabel dos Santos, quer ter mais de 20% do capital do Millennium bcp e por isso já fez chegar ao BCE um pedido formal de autorização, sabe o ECO.

A petrolífera angolana é a maior acionista do banco liderado por Nuno Amado, com cerca de 18% do capital, mas a entrada dos chineses da Fosun no capital vai alterar esta relação de forças. A confirmarem-se as condições de entrada dos chineses, passarão a ser os maior acionistas e, a prazo, poderão chegar aos 30% do capital.

Aliás, os acionistas do BCP estão neste momento reunidos em assembleia geral para aprovar o aumento da blindagem de estatutos do bancos, dos atuais 20% para os referidos 30%, uma das sete condições impostas pela Fosun para passar a ser acionista de referência.

Oficialmente, ninguém comenta o pedido da Sonangol, mas a verdade é que o ponto relativo à blindagem de estatutos foi adiado para 21 de novembro e, de acordo com fontes que acompanham esta operação, a razão, ou uma delas, está relacionada com a necessidade de esperar pela aprovação do BCE.

A Fosun, recorde-se, enviou um comunicado à CMVM, no dia 30 de julho, no qual assume o interesse em entrar no BCP. De acordo com o referido comunicado ao mercado, a empresas chinesa “propõe-se subscrever um aumento de capital reservado unicamente à Fosun, a deliberar pelo Conselho de Administração do BCP ao abrigo da aprovação dos acionistas na assembleia geral do passado dia 21 de abril, através da qual, aos níveis atuais, a Fosun passaria a deter uma participação de aproximadamente 16,7% do total de ações representativas do capital social do BCP”.

No mesmo comunicado, a Fosun já admitia aumentar a sua participação, em modo a decidir, nomeadamente um novo aumento de capital, para chegar a uma posição entre 20% e 30%.

Contactado pelo ECO, o Banco Central Europeu não respondeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonangol quer ter mais de 20% do BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião