A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

A maioria dos economistas espera que a economia registe um crescimento maior de abril a junho face aos três primeiros meses do ano. Previsões variam entre 2,1% e 2,6%. Depois da Polónia e de Espanha, Portugal é o Estado-membro da UE com maior percentagem de trabalho temporário. Na última década, este tipo de empregos aumentou significativamente no espaço europeu.

Os economistas são quase unânimes em apontar para uma aceleração da economia no segundo trimestre, que será conhecida esta terça-feira. As previsões oscilam entre um crescimento homólogo de 2,1%, o que representaria um desempenho idêntico ao do primeiro trimestre, e de 2,6%. Já em cadeia, a expectativa é de uma progressão do produto, face ao trimestre anterior, entre 0,3% e 0,8%.

Na última década encontrar um emprego permanente tornou-se significativamente mais difícil. Segundo os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat), a percentagem de trabalhos temporários na União Europeia passou de 11,2% em 2002 para 13,4% em 2017. Depois da Polónia e de Espanha (ambos com 26%), Portugal é o Estado-membro que oferece mais empregos deste tipo aos seus cidadãos (21,5%), o que representa uma subida de 0,9 pontos percentuais em relação a 2002.

A Navigator está no olho do furacão depois de os EUA terem anunciado uma taxa sobre as vendas de papel que vai custar 45 milhões de euros à empresa portuguesa. As ações da papeleira chegaram a tombar mais de 18%, suspendendo automaticamente a sua negociação em bolsa — já foi retomada entretanto. E com isto a bolsa nacional intensifica perdas na primeira sessão da semana, acompanhando as outras praças europeias, que cedem perante a crise cambial na Turquia.

A lira turca volta a afundar pelo quarto dia consecutivo, atingindo na sessão desta segunda-feira um novo mínimo, isto depois de o Presidente Recep Tayyip Erdogan ter dito no fim de semana que a Turquia está a enfrentar uma “guerra económica”. Outras moedas de economias emergentes também cedem à pressão e as bolsas europeias abriram pintadas a vermelho.

Portugal é um dos países mais endividados do mundo. Em junho, a dívida pública ascendia a 246,7 mil milhões de euros, muito mais do que aquilo que o país consegue produzir num ano. Mas a quem é que devemos este dinheiro? E quando é que vamos ter de pagar a dívida?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião