E-toupeira: SAD do Benfica constituída arguida. SAD diz que decisão é “ilegal e inconstitucional”
Ministério Público terá encontrado indícios de que uma pessoa coletiva beneficiou da informação alegadamente recolhida por Paulo Gonçalves. Benfica repudia decisão.
A SAD do Benfica foi constituída arguida no caso e-toupeira. O Ministério Público terá encontrado indícios de recolha indevida de informação sobre processos a correr nos tribunais por parte de pessoas próximas da SAD. O Benfica já reagiu. Diz que a decisão é “ilegal e inconstitucional”.
A SAD foi convocada para comparecer no Ministério Público, e teve como representantes, por ser considerada pessoa coletiva, os administradores Nuno Gaioso Ribeiro e Domingos Soares de Oliveira. Os administradores foram informados de que a SAD foi constituída arguida.
A decisão do Ministério Público indica que terão sido encontrados indícios de que uma pessoa coletiva beneficiou da informação alegadamente recolhida por Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, também considerado arguido.
O caso resulta de uma investigação em que, de acordo com uma nota da Polícia Judiciária, estão em causa “o acesso ilegítimo a informação relativa a processos que correm termos nos tribunais ou departamentos do Ministério Público, a troco de eventuais contrapartidas ilícitas a funcionários”.
O Sport Lisboa e Benfica emitiu, entretanto, um comunicado onde afirma que o inquérito é ilegal por ser “absolutamente omisso quanto a factos, quanto a circunstâncias de tempo, lugar e modo”.
Refere ainda que “a hierarquia do Ministério Público e os Juízes de Instrução Criminal são titulares do poder-dever de pôr termo a esta perversa, ilegal e discriminatória perseguição movida por alguns responsáveis ao SLB”.
A SAD do Benfica pede, por isso, que “se avance com a imediata impugnação da constituição como arguida e o competente pedido de incidente de suspeição sobre o Magistrado titular do inquérito”.
(Notícia atualizada às 20h01 com mais informações)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
E-toupeira: SAD do Benfica constituída arguida. SAD diz que decisão é “ilegal e inconstitucional”
{{ noCommentsLabel }}