Portugal abaixo da média europeia na despesa com transportes. Mas gasta mais que Espanha, Itália e Alemanha

Portugal gasta 1,7% do PIB a investir em transportes, menos do que os 1,9% investidos, em média, pelos países da União Europeia. Luxemburgo está no topo.

Portugal gasta 1,7% do produto interno bruto (PIB) com transportes, uma proporção que fica abaixo da média europeia. O Estado português é o sétimo país da União Europeia que menos investe neste setor, mas, ainda assim, gasta mais em transportes do que Espanha, Itália ou Alemanha.

Os dados, publicados esta terça-feira pelo Eurostat, dizem respeito a 2016. O gabinete de estatísticas europeu considera todo o investimento público feito na administração, regulação construção e manutenção de infraestruturas de transportes (incluindo estradas, ferrovia e transportes aéreos e marítimos). Também é contabilizada a operação das empresas de transportes públicos, assim como quaisquer subsídios ou apoios ao investimento a privados que operem neste setor.

Tudo somado, os países da União Europeia gastam uma média de 1,9% do PIB em transportes, valor que cai para 1,8% quando se considera apenas a Zona Euro. No topo está o Luxemburgo, que investe 3,7% do PIB em transportes, seguido da Hungria e da República Checa, com investimentos de 3,5% em ambos os casos.

Abaixo da média europeia estão dez países: França, Lituânia, Reino Unido, Portugal, Itália, Alemanha, Espanha, Malta, Irlanda e Chipre, este último com um investimento de apenas 0,6% do PIB em transportes.

Portugal investe 1,7% do PIB em transportes

Investimento dos países da União Europeia em transportes. Valores em percentagem do PIB. Fonte: Eurostat

Considerando que o PIB português em 2016 era de 174,5 mil milhões de euros, o investimento de 1,7% do PIB significa que o Estado gastou, nesse ano, 2,97 mil milhões de euros com transportes. Estes dados surgem numa altura em que o Governo tem sido alvo de críticas pelo estado de degradação da ferrovia e pela falta de qualidade do serviço prestado pela CP. Esta terça-feira, o presidente da transportadora pública será ouvido no Parlamento.

(Notícia atualizada às 9h42 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal abaixo da média europeia na despesa com transportes. Mas gasta mais que Espanha, Itália e Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião