Turismo de Portugal e banca deram 28 milhões às empresas turísticas em seis meses

O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal acredita que, até ao final do ano, vai ser atribuída a totalidade dos 60 milhões da linha de financiamento lançada em março.

A 2 de setembro, o Turismo de Portugal já tinha atribuído quase metade dos 60 milhões de euros disponíveis na linha de financiamento que lançou para qualificar a oferta turística.

A Linha de Apoio à Qualificação da Oferta foi lançada pelo Turismo de Portugal, com o apoio de 12 instituições bancárias, a 2 de março, como um instrumento de crédito para qualificar as empresas do setor turístico.

Quando apresentou a linha, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, frisou que o financiamento “tem de sair do papel”. Precisamente seis meses depois, 28 milhões destes 60 milhões já tinham sido atribuídos, segundo a informação avançada ao ECO pelo presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

São boas e “muito importantes” notícias para o setor, salienta Raul Martins. Sobretudo, numa altura em que “a banca não tem sido solução” e a alternativa têm sido “os capitais próprios”, que só permitem a abertura de “hotéis pequenos”.

O presidente da AHP acredita, por isso, que os 60 milhões de euros vão totalmente atribuídos até ao final deste ano, pelo que, “certamente”, a associação vai pedir ao Ministério da Economia que “haja mais dinheiro, porque a requalificação de hotéis é muito importante”.

Também por estes números, Raul Martins não está preocupado com o facto de só 8% das verbas já atribuídas pelo programa Compete tenha sido destinadas ao turismo. “A avaliação do Compete tem uma incidência muito grande sobre a inovação. E avaliar a inovação na hotelaria, às vezes, é difícil”, reconhece.

A linha de financiamento lançada há seis meses destina-se a todas as empresas do setor turístico, incluindo a restauração, mas com especial foco em projetos de empreendedorismo.

Millennium BCP, Novo Banco, Santander Totta, BPI, Caixa Geral de Depósitos, Banco Popular, Montepio Geral, Barclays (agora Bankinter), Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, Abanca, Banco Português de Gestão e BIC foram os 12 bancos que assinaram o protocolo com o Turismo de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo de Portugal e banca deram 28 milhões às empresas turísticas em seis meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião