Fernando Haddad é o novo candidato do PT à Presidência do Brasil
Lula da Silva classificou de "injusta" a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em impedir a sua candidatura, porém, quer dar continuidade ao seu projeto político.
A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) brasileiro aprovou esta terça-feira Fernando Haddad como o novo candidato à Presidência da República pelo partido, substituindo, assim, Lula da Silva, que tinha sido impedido de se candidatar por suspeitas de corrupção, avança a Folha de São Paulo.
O nome de Haddad foi aprovado por unanimidade, num anúncio que deverá ser feito oficialmente esta terça-feira, em frente à sede da Polícia Federal, onde Lula da Silva cumpre pena, escreve o jornal brasileiro. Embora tenha sido unânime, esta nomeação foi decidida pelo ex-presidente Lula da Silva, através de uma carta que este escreveu, onde classificou de “injustiça” a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em impedir a sua candidatura. No entanto, sublinhou a importância em dar continuidade ao seu projeto político.
“Com certeza, nós vamo-nos preparar para levar Haddad para o segundo turno e ganhar as eleições presidenciais“, disse o secretário nacional de mobilização do PT, Ivan Alex Lima, citado pelo Folha. “É uma decisão histórica, é um dia histórico”.
Na reunião de aprovação da decisão estiveram presentes, para além dos membros da Executiva do PT, a ex-presidente Dilma Rousseff, os governadores Fernando Pimentel (MG) e Wellington Dias (PI). Dilma terá sido a mais assertiva, ao afirmar que seria interessante esperar por alguma decisão do Supremo, adianta o Notícias UOL. A troca da candidatura — que terá de acontecer até às 23h desta terça-feira (hora em Portugal) –, precisa de ser oficializada no TSE.
Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, tendo sido impedido de apresentar a sua candidatura no dia 1 de setembro. Para além disso, o TSE decretou ainda que o PT tinha dez dias para apresentar um novo candidato.
(Notícia atualizada às 18h55 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fernando Haddad é o novo candidato do PT à Presidência do Brasil
{{ noCommentsLabel }}