Duelo de titãs dá força ao BCP
Após várias sessões em queda, os títulos do banco estão a disparar. registam uma forte valorização patrocinada pela Fosun e a Sonangol.
Num dia que volta a ser negativo na bolsa nacional, mas também nas praças europeias, o BCP está a ser o destaque pela positiva. Com o interesse da Sonangol em superar os 20% do capital, ao mesmo tempo que a Fosun prepara a entrada no capital da instituição, os títulos do banco liderado por Nuno Amado estão a disparar. Já valem quase mil milhões (outra vez).
Desde a fusão das ações, os títulos do banco afundaram. Mas no caminho para a assembleia geral de acionistas com vista à alteração do limite dos direitos de voto para acomodar a entrada da Fosun, os títulos começaram a valorizar. Agora, com a Sonangol, a valorização está a ser ainda mais expressiva. O BCP está a ganhar 6,2% para os 1,25 euros.
As ações já estiveram a valorizar 7,88% durante a negociação deste último dia da semana. Mantêm, assim, a tendência de ganhos da última sessão, dia em que os títulos do banco avançaram 2,35%. Subidas acentuadas que levam a capitalização do BCP para 998 milhões de euros, deixando-o perto do patamar dos mil milhões de euros.
A Sonangol está a ditar uma pressão compradora sobre os títulos. A empresa angolana liderada por Isabel dos Santos pediu autorização ao Banco Central Europeu para superar a fasquia dos 20% no capital do BCP — numa altura em que a Fosun prepara a entrada e o banco vai votar o aumento do limite aos direitos de voto de 20% para 30% a 21 de novembro.
Apesar deste entusiasmo recente dos investidores em torno das ações do banco, a instituição liderada por Nuno Amado continua a apresentar um saldo negativo em bolsa desde a fusão dos títulos. Com a fusão de 75 ações numa só, o valor de cada ação passou para 1,34 euros. Está ainda quase 10 cêntimos abaixo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Duelo de titãs dá força ao BCP
{{ noCommentsLabel }}