Draghi defende criação de um fundo “considerável” contra crises na Zona Euro

Para o presidente do Banco Central Europeu, o fundo contra crises, a ser criado, deve ser "considerável".

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, defende durante uma conferência em Berlim que a Zona Euro deve ter um fundo contra crises “considerável” para complementar as políticas monetárias.

Para este instrumento orçamental, apresenta duas condições. “Primeiro, deve ser considerável, para que possa restaurar a capacidade total de estabilização orçamental“, disse Draghi, em Berlim, citado pela Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês). “E segundo, deve ser adequadamente projetado de modo a conter o risco moral“, completa.

Para o presidente do BCE, um instrumento deste tipo traria mais estabilidade tanto para a Zona Euro como para cada um dos estados-membros. Isto não invalida que cada país adote políticas monetárias, mas essas não são sempre suficientes, explica.

Não é a primeira vez que uma ideia destas é lançada, mas não ainda não foi concretizada. O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, já alertou para a possibilidade de que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China faça abrandar a economia mundial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Draghi defende criação de um fundo “considerável” contra crises na Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião