Retalho pressiona Lisboa. Energia impede maiores perdas

Jerónimo Martins e Sonae foram os títulos que mais pesaram sobre Lisboa, nesta penúltima sessão da semana. Energia evitou maiores perdas, num dia vermelho para o Benfica.

Na penúltima sessão da semana, Lisboa contrariou as demais praças europeias e fechou no vermelho. A pesar sobre a praça bolsista nacional esteve, sobretudo, a Jerónimo Martins e Sonae. As cotadas do setor da energia, por outro lado, evitaram uma queda mais acentuada.

No fecho da sessão desta quinta-feira, o índice de referência nacional, o PSI-20, desvalorizou 0,27% para 5.358,81 pontos. Diferente tendência foi registada nas restantes praças do Velho Continente, com o Stoxx 600 a subir 0,8%. O alemão DAX somou 0,9%, o francês CAC 40 avançou 1,1% e o espanhol IBEX subiu 1,1%.

Por cá, os títulos da Sonae e da Jerónimo Martins foram os que mais sofreram. As ações da dona do Continente recuaram 2,55% para 93,45 cêntimos e as da dona do Pingo Doce desvalorizaram 1,67% para 12,93 euros.

Nota negativa também para as papeleiras: os títulos da Semapa, que controla a Navigator, recuaram 1,35% para 17,48 euros e os da Altri desvalorizaram 0,96% para 8,22 euros.

Do lado dos ganhos, destaque para as ações da EDP Renováveis — que avançaram 1% para 8,575 euros — e da Galp Energia — que somaram 0,58% para 16,35 euros.

Também os títulos do BCP ficaram no verde: subiram 0,12% para os 25,37 cêntimos

Fora do PSI-20, as ações do Benfica afundaram quase 5%. Depois de ter apresentado os resultados do último ano fiscal (os seus lucros caíram para metade), os títulos das águias recuaram 4,55% para 1,995 euros. A derrota na estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões, diante do Bayern de Munique, também pesou na negociação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Retalho pressiona Lisboa. Energia impede maiores perdas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião