Costa: “Acredito que vai ser feita a capitalização da Caixa com esta administração”
O primeiro-ministro afirmou hoje que "ninguém está acima da lei" sobre caso da recusa de António Domingues em entregar a declaração de património ao Tribunal Constitucional.
Não há plano B e o plano de capitalização da Caixa Geral de Depósitos será realizado pela administração liderada por António Domingues. O primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje que o Governo não está negociar com nenhum nome para substituir Domingues na liderança da instituição. “Não há plano B, nem há razões para polémica”, disse o governante.
“Acredito que a capitalização vai ser feita com esta administração“, declarou este sábado António Costa, depois de confrontado pelos jornalistas sobre o futuro de António Domingues e da sua equipa à frente da Caixa. “[A capitalização] será uma coisa que nunca será suficientemente valorizada porque durante muitos anos nunca ninguém pensou que pudesse vir a ser feita”, acrescentou.
Perante a resistência de António Domingues em apresentar a declaração de património, aumentam as dúvidas sobre se se manterá no cargo, de tal forma que estarão já a ser sondados outros nomes para liderar a Caixa Geral de Depósitos (CGD). Paulo Macedo e Carlos Tavares estão na calha, avançaram esta sexta-feira vários órgãos de comunicação social.
“Ninguém está acima da lei”
António Costa aproveitou ainda para se demarcar deste caso, afirmando que cabe ao Tribunal Constitucional assegurar o cumprimento da lei. “Não sou porta-voz nem advogado dos administradores da Caixa. Nem me substituo ao Tribunal Constitucional na definição de quais são as obrigações de cada um”, referiu o primeiro-ministro, sublinhando que a sua missão é assegurar “uma Caixa forte”.
"Não sou porta-voz nem advogado dos administradores da Caixa. Nem me substituo ao Tribunal Constitucional na definição de quais são as obrigações de cada um.”
“Ao Governo compete, enquanto representante do acionista Estado, dizer o que quer para a Caixa. Depois cada um de nós tem o dever de cumprir as suas obrigações. Ninguém está acima da lei”, insistiu o primeiro-ministro.
(notícia em atualizada às 12h08 com mais declarações)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa: “Acredito que vai ser feita a capitalização da Caixa com esta administração”
{{ noCommentsLabel }}