Nova falha de segurança no Facebook expõe contas de 50 milhões de utilizadores

  • ECO
  • 28 Setembro 2018

O Facebook disse esta sexta-feira que foi alvo de um ataque informático que levou à exposição da informação de quase 50 milhões de utilizadores.

O Facebook disse esta sexta-feira que foi alvo de um ataque informático que levou à exposição da informação de quase 50 milhões de utilizadores, avança a imprensa internacional. A empresa descobriu a falha no início desta semana, avançando que os atacantes exploraram uma característica no código da rede social que lhes permitia apropriar-se das contas dos utilizadores.

Mais de 90 milhões de utilizadores do Facebook foram forçados a desligar as suas contas na manhã desta sexta-feira como medida de segurança para contas comprometidas. A empresa diz desconhecer a origem ou identidade dos atacantes e ainda não foi capaz de avaliar a total amplitude do ataque.

O anúncio de que dados de milhões de utilizadores foram expostos surge numa altura em que a empresa se debate com grandes desafios de credibilidade, sobretudo associados ao ainda recente escândalo da Cambridge Analytica.

Todos os meses, mais de um quarto da população mundial acede ao Facebook: são 2,2 mil milhões de pessoas, e o número continua a crescer a cada trimestre. A empresa gerou receitas de 13,2 mil milhões de dólares, mais 42% do que no mesmo período do ano passado.

Em julho, as autoridades britânicas multaram a rede social de Mark Zuckerberg, alegando que a rede social violou a lei de proteção de dados no país. A multa, no valor de 565 mil euros, é o valor mais alto que a ICO, o Gabinete de Comissionado de Informação, pode impor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova falha de segurança no Facebook expõe contas de 50 milhões de utilizadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião