Quanto ganha o Facebook com cada utilizador?

Mais de um quarto da população mundial tem Facebook. Entre abril e junho, a rede social obteve receitas de 13,2 mil milhões de dólares. Mas quanto ganha a empresa, de forma indireta, com cada pessoa?

Todos os meses, mais de um quarto da população mundial acede ao Facebook. São 2,2 mil milhões de pessoas, número que continua a crescer a cada trimestre. É, de longe, a maior rede social do mundo e isso reflete-se nas contas da empresa. Entre abril e junho, o Facebook gerou receitas de 13,2 mil milhões de dólares, mais 42% do que no mesmo período do ano passado.

A esmagadora maioria do valor diz respeito à publicidade. Apesar de gratuita, a plataforma está desenhada para mostrar anúncios adaptados aos gostos de cada utilizador, maximizando-lhes o impacto. Mas… quanto faz o Facebook, em média, com cada utilizador?

Para compreender quanto rende cada utilizador, empresas como o Facebook calculam trimestralmente quanto dinheiro conseguiram gerar, em média, com uma só pessoa a usar o produto durante o período. E é possível colocar a pergunta de outra forma, bem mais simples: se o Facebook só tivesse um utilizador, quanto obteria de receita? Em contabilidade, este valor é o ARPU. Average Revenue Per User — ou “receita média por utilizador”, em português. Está tudo bem explícito nos mais recentes resultados apresentados pela empresa criada por Mark Zuckerberg.

Passemos, então, a valores concretos. A 25 de julho deste ano, o Facebook reportou uma receita média de 5,97 dólares por utilizador entre abril e junho, o que equivale a 5,16 euros. O valor diz respeito a todos os países em que a rede social está disponível, e é possível olhar para o número em mais detalhe. Dos 5,97 dólares, 5,89 dólares foram gerados com o negócio da publicidade e 0,09 dólares foram obtidos através de pagamentos ou outras comissões.

Por si só, este número já responde à pergunta do título. Mas é interessante olhar para o ARPU do Facebook, segmentado por mercados. Até porque os valores variam muito e mostram que, apesar de tudo, os Estados Unidos e o Canadá são, de longe, os maiores mercados para a gigante tecnológica.

Nestes dois países (Estados Unidos e Canadá), a receita média do Facebook por utilizador, no período em análise, foi de 25,91 dólares… mais 334% do que a média global. Olhando apenas para a Europa, onde evidentemente se inclui a receita gerada também em Portugal, o Facebook obteve 8,76 dólares com cada utilizador, ou cerca de 7,58 euros. É bastante menos que nos Estados Unidos e Canadá.

Se ainda não saciou a curiosidade, fique a saber também que, nas regiões da Ásia e Pacífico, o Facebook registou um ARPU de 2,62 dólares, bastante menos do que na América do Norte e Europa. O valor também é relevante, pois podia ser bem maior: é que o Facebook está proibido de operar na China, um grande inconveniente para o projeto de Mark Zuckerberg. Isto porque é o país mais populoso do mundo e representa um mercado potencial de 1,4 mil milhões de pessoas (segundo dados de 2016). E, como já disse o gestor, não faz sentido criar uma rede social global e deixar de fora o maior país do mundo.

Por fim, a receita média por utilizador do Facebook é ainda mais baixa no resto do mundo, sem contar com as regiões já mencionadas. Nestes mercados, bem menores, o Facebook consegue apenas 1,91 dólares de receita por pessoa.

Quanto custa produzir uma bola de Berlim? Os portugueses bebem muita cerveja? Quanto ganha um motorista da Uber? E um presidente de junta? A quem é que Portugal deve mais dinheiro? 31 dias e 31 perguntas. Durante o verão, o ECO preparou a “Sabia que…”, uma rubrica diária para dar 31 respostas.

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