Gita Gopinath é a nova economista-chefe do FMI

  • Lusa
  • 1 Outubro 2018

Vai ser a primeira mulher a liderar o Departamento de Investigação do FMI, com responsabilidade na coordenação dos relatórios com as previsões globais que a organização divulga semestralmente.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou esta segunda-feira que Gita Gopinath vai ser a nova economista-chefe da instituição, substituindo Maurice Obstfeld a partir de 2019.

Numa declaração, a diretora-geral do FMI, Christine Largarde, comunicou a escolha, considerando Gita Gopinath “uma das mais destacadas economistas do mundo“, com “credenciais académicas irrepreensíveis”, provas de liderança intelectual e “vasta experiência internacional”. “Tenho o prazer de nomear uma pessoa tão talentosa como nossa economista-chefe“, referiu Lagarde.

Gita Gopinath, 46 anos, vai ser a primeira mulher a liderar o Departamento de Investigação do FMI, com responsabilidade na coordenação dos relatórios com as previsões globais que a organização divulga semestralmente. Atualmente é professora de Estudos Internacionais e Economia na Universidade de Harvard.

Maurice Obstfeld anunciou em julho que deixaria no final do ano o cargo que ocupa desde setembro de 2015.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gita Gopinath é a nova economista-chefe do FMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião