5 coisas que vão marcar o dia

Esta quarta-feira é dia de debate quinzenal e de Estado da União. IGCP volta hoje ao mercado e Miguel Barreto vai ser ouvido no Parlamento. Como anda o comércio internacional? INE responde.

A poucos dias da entrega do Orçamento do Estado para 2019, o Governo vai ao Parlamento para mais um debate quinzenal. Em São Bento também estará Miguel Barreto para ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Energia. O INE, por sua vez, divulga os dados relativos ao comércio mundial e o IGCP volta ao mercado. A reunião anual do FMI prossegue na Indonésia.

Em vésperas de OE, é dia de debate quinzenal

A cinco dias da entrega do Orçamento do Estado para o próximo ano, António Costa vai à Assembleia da República para mais um debate quinzenal, que desta vez tem como tema o emprego e a economia. O plenário desta quarta-feira ficará ainda marcado pelo debate sobre o Estado da União. Esta discussão que contará também com a presença do Governo terá como principal foco a construção da União Europeia.

Miguel Barreto ouvido no Parlamento

O antigo diretor-geral da Direção Geral de Energia e Geologia Miguel Barreto vai ser ouvido, esta quarta-feira, no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Energia. Recorde-se que, em julho, Barreto foi constituído arguido por indícios de “tráfico de influências e participação económica em negócio”, nas investigações ao processo dos CMEC da EDP.

ICGP realiza leilão de obrigações do Tesouro

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública regressa ao mercado, esta quarta-feira, para uma emissão de obrigações do Tesouro a dez anos, com um montante indicativo entre 750 e 1.000 milhões de euros. Na última emissão comparável (realizada a 12 de setembro), o organismo liderado por Cristina Casalinho colocou 672 milhões de euros com uma taxa de juro de 1,854%. No mercado secundário, os juros a dez anos superaram a fasquia dos 2%.

Como anda o comércio internacional?

O Instituto Nacional de Estatística divulga, esta quarta-feira, os dados de agosto relativos ao comércio internacional. Em julho, as exportações portuguesas de bens ultrapassaram o ritmo de crescimento das importações: cresceram 13% que compara com o crescimento de 11% das importações. Tal acabou por resultar numa redução do défice da balança comercial. Em 2017, as exportações portuguesas aumentaram 10% e as importações subiram 13,1%.

Prosseguem reuniões anuais do FMI

Os Conselhos de Governadores do Grupo do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional voltam a reunir-se esta quarta-feira, na Indonésia. Durante o encontro, serão lançados os capítulos principais do Monitor Fiscal, relativos às contas públicas dos vários países, e o Relatório Global de Estabilidade Financeira. Recorde-se que, no primeiro dia desta reunião anual, o FMI reviu em baixa o crescimento económico mundial, apontando a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China como uma das principais justificações desse cenário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião