Navigator brilha, mas Lisboa não escapa à maré vermelha

No dia em que a Navigator registou ganhos superiores a 6%, a praça lisboeta encerrou no vermelho, pressionada pela Galp Energia e pela família Sonae. Bolsa seguiu tendência europeia.

Apesar dos fortes ganhos registados pela Navigator, a praça nacional seguiu a tendência das restantes praças europeias e fechou a penúltima sessão da semana no vermelho. A pressionar Lisboa estiveram, sobretudo, as empresas da família Sonae e a Galp Energia. Depois do trambolhão registado no início da sessão, o BCP conseguiu, por sua vez, recuperar e ficar acima da linha de água.

O índice de referência nacional, o PSI-20, fechou em baixa 0,82% para 4.994,350 pontos, tocando mínimos de ano e meio. Nas restantes praças europeias, o cenário verificado foi idêntico: o Stoxx 600 caiu 2%, o alemão DAX desvalorizou 1,4%, o francês CAC recuou 1,8% e o espanhol IBEX desceu 1,7%. O dia já se adivinhava complicado face ao intenso sell-off registado nas bolsas mundiais, que levou as praças chinesas a afundar mais de 4%.

Lisboa evitou, contudo, quedas mais significativas com o disparo de mais de 6% da Navigator. Depois dos Estados Unidos terem decidido aplicar uma taxa de 1,75% ao invés de 37% sobre as vendas da cotada nesse país, os títulos da papeleira subiram 6,67% para 4,16 euros, a maior subida desde 2015. A Semapa — conglomerado à qual pertence a Navigator — aproveitou a boleia e viu as suas ações valorizarem 6,10% para 17,04 euros.

Por outro lado, as ações da Galp Energia destacaram-se entre as perdas: recuaram 3,97% para 15,85 euros, no dia em que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) avisou que a procura por petróleo deverá cair com o arrefecimento da economia.

Também as empresas da família Sonae foram castigadas: os títulos da Sonae Capital afundaram 6,01% para 0,72 euros e os da Sonae desvalorizaram 2,64% para 0,8290 euros.

Do outro lado da linha de água, o banco de Miguel Maya acordou no vermelho, mas conseguiu recuperar. Fechou em alta 0,04% para 0,2267 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator brilha, mas Lisboa não escapa à maré vermelha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião