Bank Millennium quer voltar aos dividendos. Pode ajudar o BCP a distribuir lucros pelos acionistas

O Bank Millennium, controlado pelo BCP, não distribuiu lucros no ano passado, mas quer voltar a fazê-lo. Pretende entregar 20% dos resultados líquidos de 2018.

O Bank Millennium quer voltar a dar dinheiro aos acionistas. João Brás Jorge, o presidente executivo do banco polaco controlado pelo BCP, aguarda ainda a autorização do regulador para avançar com o pagamento de dividendos, prevendo entregar 20% dos lucros que obtiver este ano. Poderá ajudar o BCP a regressar também à distribuição de resultados.

“Esperamos que o banco seja capaz de pagar dividendos em 2019 com base nos lucros obtidos em 2018”, afirmou o CEO do Bank Millennium, em declarações citadas pela Reuters. “Não sabemos se isso irá acontecer. Estamos à espera de diretrizes por parte do regulador” do setor.

No ano passado, o banco reteve a totalidade dos lucros por determinação do regulador. Em causa a carteira de créditos hipotecários em moeda estrangeira, nomeadamente em francos suíços, que tem de baixar de um determinado peso no total dos empréstimos para que haja luz verde à distribuição de resultados por parte dos bancos.

O Bank Millennium tem vindo a reduzir o peso destes empréstimos, acreditando que será possível cumprir com as regras e, assim, poder entregar “não mais de 20% dos lucros” em dividendos, diz João Brás Jorge. O maior beneficiário desse pagamento de dividendos será o BCP.

Estes dividendos vindos da Polónia reforçam a perspetiva de pagamento de dividendos por parte do banco liderado por Miguel Maya, que este ano registou lucros de 150 milhões de euros. Recentemente, em declarações ao ECO, Maya afirmou estar a “trabalhar para ter belíssimos lucros este ano”, salientando que está a “fazer tudo” para voltar a pagar dividendos já em 2019.

Depois disso, o banco agendou uma assembleia geral extraordinária para o início de novembro com apenas dois pontos de discussão. O objetivo desses pontos é o mesmo: criar condições para tornar mais fácil o pagamento de dividendos por parte do banco já em 2009, pondo fim a um período de vários anos sem o fazer. A última vez foi em 2010.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bank Millennium quer voltar aos dividendos. Pode ajudar o BCP a distribuir lucros pelos acionistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião