5 coisas que vão marcar o dia

Menu do dia: execução orçamental até setembro, Orçamento do Estado para 2019, reunião do BCE, encontro da banca sobre o futuro e aniversário do Instituto Português de Corporate Governance.

No plano das contas públicas, o dia fica marcado pela divulgação da síntese de execução orçamental até setembro e pela continuação da discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2019 no Parlamento. Hoje também é dia de reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), com Itália em crise. Em Lisboa há duas conferências: dos banqueiros sobre o futuro da banca e do Instituto Português de Corporate Governance que celebra o 15.º aniversário

Como vão as contas públicas?

A Direção-Geral do Orçamento divulga a síntese de execução orçamental, um relatório que vai mostrar como evoluíram as contas públicas até setembro. Nos primeiros oito meses, os dados mostravam uma melhoria de 1.424 milhões de euros do défice para 576 milhões de euros, que foi explicada por um crescimento da receita (5,1%) superior ao aumento da despesa (2,2%).

Prossegue debate sobre Orçamento para 2019

As comissões parlamentares têm até hoje para entregar os pareceres junto da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa no âmbito da proposta de Orçamento do Estado para 2019. Entretanto, prossegue a discussão na generalidade do documento no Parlamento até dia 31.

Penúltima reunião do ano do BCE com Itália em crise

Não se esperam grandes novidades da reunião do conselho de governadores do BCE esta quinta-feira, naquele que será o penúltimo encontro de política monetária do ano. Ainda assim, depois de a Comissão Europeia ter chumbado o Orçamento do Estado de Itália para 2019, os investidores colocam reservas sobre quais serão os próximos passos a dar por Mario Draghi.

Banqueiros reunidos em conferência

Paulo Macedo (CGD), Miguel Maya (BCP), António Ramalho (Novo Banco) e Alberto Ramos (Bankinter) vão debater os desafios da banca na próxima década e o futuro do dinheiro numa conferência organizada pelo Dinheiro Vivo e que decorre esta manhã em Lisboa.

Instituto de Corporate Governance faz 15 anos

O Instituto Português de Corporate Governance celebra o 15.º aniversário e organiza uma conferência no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, subordinada ao tema “Corporate Governance: criação de valor para a sociedade”. Contará com a presença do vice-governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, da presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias, entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião