Novo balanço dos incêndios na Califórnia aponta para 31 mortos

  • Lusa e ECO
  • 12 Novembro 2018

O incêndio, que ainda não está controlado terceiro mais mortal da Califórnia desde que há registos. O número de mortes a ultrapassar o de um incêndio em 2017 que devastou a cidade de Santa Rosa.

Pelo menos 31 pessoas morreram na sequência dos incêndios que atingem o sul e o norte estado da Califórnia, Estados Unidos, anunciaram as autoridades norte-americanas, num novo balanço no domingo.

Em conferência de imprensa, o xerife do condado de Butte, Korey Honea, afirmou que as equipas de resgate encontraram no domingo mais seis cadáveres em Paradise. O anterior balanço, no sábado, apontava para 25 mortos.

Dos 31 mortos na Califórnia, 29 foram descobertos em Paradise (onde arderam mais de seis mil habitações) e os outros dois na cidade de Malibu.

Cory Honea informou que os restos mortais de cinco pessoas foram encontrados dentro de uma casa e a outra vítima dentro de um veículo, em Paradise.

Depois de ter culpado as autoridades californianas por “absoluta má gestão” e dizer que não havia motivo para “estes massivos, mortais e onerosos” incêndios, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump voltou à rede social Twitter no sábado para afirmar solidariedade com todos os envolvidos.

“Os nossos corações estão com aqueles que combatem os fogos (…) e com as famílias” dos mortos, escreveu. “Que Deus os abençoe a todos”, acrescentou Trump, que está em França para a comemoração dos 100 anos do final da I Guerra Mundial.

Trump notou que os fogos estão a progredir “muito, muito rapidamente – em alguns casos 80 acres por minuto”, pelo que as pessoas devem abandonar os locais e seguir as orientações das autoridades.

O incêndio tornou-se no terceiro mais mortal da Califórnia desde que existem registos, com o número de mortes a ultrapassar o de um incêndio em 2017 que devastou a cidade de Santa Rosa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo balanço dos incêndios na Califórnia aponta para 31 mortos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião