Nova queda das ações do BCP pressiona Lisboa. Bolsa contraria praças europeias

A bolsa de Lisboa abriu em terreno negativo, contrariando a tendência positiva da generalidade das praças europeias, num dia em que os títulos do BCP voltam a corrigir os ganhos da semana passada.

A bolsa de Lisboa abriu em queda, contrariando a tendência positiva das congéneres europeias. O índice nacional está a recuar pressionado pelo setor da banca, num dia em que o BCP continua a corrigir os ganhos registados na semana passada, depois da assembleia-geral que abriu a porta a uma nova era de dividendos no banco liderado por Miguel Maya.

Enquanto o Stoxx 600 avança 0,3%, o português PSI-20 recua 0,16%, para 4.983,84 pontos. A bolsa nacional está a ser pressionada pelas ações do BCP, que desvalorizam 0,67%, para 25,18 cêntimos, mas também pelos títulos da Galp Energia.

A petrolífera está a recuar 0,20%, para 14,745 euros, num dia em que o preço do petróleo em Londres inverteu a tendência de ganhos dos últimos dias e está a recuar 0,71%, para 69,62 dólares por barril, referência para as importações nacionais. Destaque negativo também para a EDP Renováveis e para a EDP, que caem, respetivamente, 0,57% e 0,06%, para 7,84 euros e 3,108 euros.

A travar as perdas estão as ações da Corticeira Amorim, que sobem 1,47%, para 9,64 euros, mas também da Nos. A operadora de telecomunicações portuguesa está a beneficiar de um contexto europeu de convergência que é favorável ao setor, pelo que os títulos da companhia sobem 0,97%, para 5,18 euros. Na Europa, as ações das telecoms avançam 1,4%, a subida mais expressiva desde o final de agosto.

(Notícia atualizada às 8h25 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova queda das ações do BCP pressiona Lisboa. Bolsa contraria praças europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião