“Um dia, a Amazon vai à falência”, diz Jeff Bezos

O CEO da Amazon admite que a empresa não é demasiado grande para falhar. Segundo o empresário, a chave para o sucesso será a preocupação com os clientes.

A expressão “too big to fail” (demasiado grande para falhar, em português) é já conhecida dos empresários, e refere-se a entidades que ganham uma dimensão tal que a sua queda iria afetar gravemente a economia. Essa situação deve, por isso, ser evitada a todo o custo. O patrão da Amazon, Jeff Bezos, terá admitido que a sua empresa não se inclui nesta categoria, e que um dia irá ver o seu fim.

Prevejo que, um dia, a Amazon vai falhar. A Amazon vai à falência”, disse o CEO da plataforma de compras online. As declarações de Jeff Bezos terão sido proferidas numa reunião interna, segundo avança a CNBC (acesso livre/conteúdo em inglês), que teve acesso a uma gravação.

Segundo o empresário, a chave para o sucesso será a preocupação com os clientes. “Se o nosso foco ficar virado para nós próprios em vez dos clientes, vai ser o princípio do fim…”, disse Jeff Bezos. “Temos de tentar atrasar esse dia o máximo possível”, adiantou. O empresário indica ainda que o “tempo de vida” das grandes empresas costuma rondar os 30 anos, e não os 100 anos.

A Amazon foi a segunda empresa em Wall Street a ultrapassar o valor de mercado de um bilião de dólares, ou seja, 1.000.000.000.000 dólares, a seguir à Apple. A expansão tem sido rápida, e vai começar agora a construção de uma segunda sede, apelidada de HQ2, em duas cidades norte-americanas.

Quando uma empresa ganha uma dimensão maior está exposta a mais escrutínio e regulação, nomeadamente das autoridades que monitorizam a concorrência. Estes fatores são vistos por alguns trabalhadores da Amazon como preocupações para o futuro da empresa. O levantar destas questões foi o que motivou as declarações de Bezos, que garante que vê com normalidade o escrutínio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Um dia, a Amazon vai à falência”, diz Jeff Bezos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião