Vem aí concorrência para a Nutella. Marca italiana Barilla prepara creme de barrar

O creme de chocolate de barrar que a Barilla está a preparar não vai utilizar óleo de palma na produção, ingrediente presente na Nutella que esteve no centro de algumas polémicas.

Na hora de escolher o lanche, a mente de muitos vai parar ao creme de barrar da Nutella. O produto criado pela Ferrero domina o mercado dos cremes de chocolate, mas pode enfrentar competição forte a partir do próximo ano, da marca italiana mais conhecida pelas massas, Barilla.

Apesar dos pacotes azuis de esparguete e outros tipos de massa serem a referência mais conhecida dos portugueses, a Barilla produz também biscoitos e snacks de chocolate. O produto que a empresa italiana está a preparar deverá chamar-se Crema Pan di Stelle, nome que deriva já de umas bolachas da marca, avança a Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

A Nutella tem a maior fatia do mercado dos cremes de chocolate para barrar, com 52% do consumo global, e regista vendas anuais de mais de dois mil milhões de euros. Mas esteve envolvida em polémicas em 2016, pelo uso de óleo de palma, que se for refinado a temperaturas demasiado altas gera uma substância cancerígena. Apesar de garantir a qualidade e segurança do produto, o caso afastou alguns consumidores.

Na altura, a Barilla foi uma das marcas que anunciou o boicote a este tipo de óleo, e o creme que irá lançar não recorre ao ingrediente, mas sim a óleo de girassol. Desta forma, pode atingir uma das fragilidades da Nutella. O creme pode chegar às prateleiras dos supermercados italianos já em janeiro, segundo indicam fontes da empresa à Reuters.

Este passo da Barilla chega depois de rumores de que podem chegar no próximo ano bolachas recheadas de Nutella, um produto que faria concorrência direta às bolachas da marca italiana. O novo Crema Pan di Stelle deve ter pedaços das bolachas que lhe dão nome, conferindo um elemento crocante que não está presente no creme da Ferrero.

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