Governo garante à Autoeuropa embarque no porto de Setúbal

A Volkswagen Autoeuropa assegura que tem "garantia" do Governo para realização de um carregamento de automóveis esta quinta-feira, dia de greve de estivadores no porto de Setúbal.

A Volkswagen Autoeuropa já está em contacto com o Governo e com o operador logístico responsável pela operação no porto de Setúbal para encontrar uma solução para a paralisação de estivadores e diz ter a “garantia” do Executivo para a realização de um carregamento de automóveis esta quinta-feira, dia de protesto dos trabalhadores do porto.

Os estivadores eventuais do porto de Setúbal vão manifestar-se contra a precariedade, junto à entrada do terminal, na hora em que está prevista a chegada de um navio para transporte de automóveis da Autoeuropa. A empresa indica que “o planeamento do navio de amanhã teve por base a garantia de uma solução para o embarque de veículos dada pelo governo e pelo operador logístico“, em comunicado. “Para a Volkswagen Autoeuropa, a única alternativa a Setúbal é Setúbal. Outras soluções encontradas não garantem o escoamento da totalidade da produção diária”, acrescenta a empresa em comunicado.

O navio em causa fazia parte das escalas regulares de transporte de veículos para o porto de Emden, na Alemanha, segundo explica a Volkswagen. A empresa adianta ainda que Setúbal é a única hipótese viável, já que “as outras soluções encontradas não garantem o escoamento da totalidade da produção diária”.

Entretanto, foram cancelados sete navios para transporte de carros da Volkswagen Autoeuropa desde o início das paralisações no porto de Setúbal. A paralisação no porto de Setúbal já dura há mais de duas semanas e está a impedir a Autoeuropa de exportar os automóveis que produz para a Alemanha, com as viaturas a acumularem-se em vários locais.

A Volkswagen Autoeuropa dá conta de que está em contacto com o Governo e com o operador logístico responsável “por forma a encontrar uma solução que passe pelo diálogo como via de resolução para o conflito”, mas lamenta que “desde meados de agosto, aquando da marcação da greve às horas extraordinárias, os intervenientes neste processo não tenham sido capazes de encontrar uma solução para a precariedade no Porto de Setúbal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo garante à Autoeuropa embarque no porto de Setúbal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião