Portugal tem a terceira maior queda do desemprego na Europa

A taxa de desemprego fixou-se, em outubro, em 6,7% na União Europeia. Portugal é dos países que conseguiu uma redução homóloga mais acentuada.

A confirmar-se a estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) de que a taxa de desemprego em Portugal foi de 6,7% em outubro, o país terá conseguido, nesse mês, a terceira maior queda homóloga do desemprego entre os 28 países da União Europeia.

Os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat mostram que a taxa de desemprego se fixou, em outubro, em 6,7% na União Europeia, o mesmo valor registado em setembro e uma quebra de 0,7 pontos percentuais face a outubro do ano passado. Já considerando apenas os países da Zona Euro, a taxa de desemprego sobe para 8,1%, a mesma que foi registada em setembro e uma redução de 0,7 pontos em relação a outubro do ano passado.

Portugal apresenta, assim, uma taxa de desemprego que fica em linha com a média europeia, mas destaca-se entre os países que mais reduziram o desemprego no espaço de um ano. Só a Croácia e Espanha conseguiram quebras homólogas mais acentuadas, de 2,1 pontos percentuais para uma taxa de 8,1% e de 1,8 pontos para uma taxa de 14,8%, respetivamente.

Apesar desta evolução positiva, Portugal é o país com a nona taxa de desemprego mais elevada, entre os 28 países da União Europeia. Com taxas de desemprego mais elevadas do que Portugal estão a Grécia (18,9%), Espanha (14,8%), Itália (10,6%), França (8,9%), Chipre (8,5%), Croácia (8,1%), Finlândia (7,2%) e Letónia (6,9%).

Do lado oposto, República Checa (2,2%), Alemanha (3,3%) e Hungria (3,7%) apresentam as taxas de desemprego mais baixas da Europa.

Taxa de desemprego na União Europeia foi de 6,7% em outubro

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal tem a terceira maior queda do desemprego na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião