Investimento no Montepio arrisca voltar à Santa Casa

  • ECO
  • 17 Dezembro 2018

A Santa Casa não terá como justificar, em termos contabilísticos, o investimento de 75 mil euros para entrar no capital do Montepio caso este não se concretize até ao final do ano.

A entrada da Santa Casa no capital do Montepio está em causa. Seis meses após a sua formalização, a entrada daquela entidade no capital do banco ainda não se concretizou. E se tal não acontecer até ao final do ano, os 75 mil euros investidos poderão ter de ser devolvidos à Santa Casa por dificuldades em justificar, em termos contabilísticos, esse “cheque”, dá conta o Jornal de Negócios (acesso pago).

Àquele jornal, fonte oficial do Montepio adiantou que apesar de concluídas as negociações, “a operação ainda não está formalizada”, não adiantando qualquer data para que tal possa acontecer.

O dinheiro já foi transferido para a Associação Mutualista mas, caso o acordo não seja assinado nos próximos dias, poderá ter de ser devolvido à Santa Casa. “Em termos hipotéticos” esse é “um cenário possível”, disse a Santa Casa ao Jornal de Negócios.

“Na ausência de qualquer acordo, estamos perante uma questão contabilística e aí o dinheiro tem de ser devolvido”, explicou ao diário o bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paulo Franco, já que a entidade liderada por Edmundo Martinho terá dificuldade em explicar a saída do dinheiro.

Contudo, a Santa Casa disse acreditar que a situação estará resolvida “muito em breve”, evitando assim a devolução do dinheiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investimento no Montepio arrisca voltar à Santa Casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião