Governo alemão aprova limitações ao investimento estrangeiro. Faz mira às participações acima de 10%

  • Lusa
  • 19 Dezembro 2018

Depois das preocupações evidenciadas por Merkel em relação ao investimento chinês na UE, a Alemanha aprovou legislação para limitar o investimento de fora da UE no país em participações acima de 10%.

O governo alemão anunciou esta quarta-feira que vai limitar o investimento estrangeiro, especialmente de fora da União Europeia, em setores económicos considerados vitais.

É a consequência da legislação aprovada esta quarta-feira, que permite às autoridades averiguarem se os investimentos de fora da União Europeia podem ser feitos em setores económicos que sejam considerados estrategicamente relevantes, como a energia ou os média. Sempre que o investimento implicar uma participação de 10% ou mais, as autoridades alemãs podem questionar a legalidade do negócio.

Esta nova medida responde, em parte, a preocupações políticas reveladas recentemente pela administração da chanceler Angela Merkel com a presença de investimento chinês na Alemanha. Nos últimos meses, Angela Merkel tem demonstrado receio sobre a intensificação da presença de investimento chinês na Europa e, em particular, na Alemanha.

As restrições deverão incluir setores como os da defesa, telecomunicações, meios de comunicação social, energia e água. O ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, disse que essas áreas são “de importância fundamental para a vida dos cidadãos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo alemão aprova limitações ao investimento estrangeiro. Faz mira às participações acima de 10%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião