Dívida pública bate novo recorde antes de pagar ao FMI. Atinge os 251,5 mil milhões em novembro

Endividamento público fixou-se nos 251,5 mil milhões de euros em novembro, atingindo um novo máximo histórico, isto antes de Portugal ter pago os 4.700 milhões de euros que devia ao FMI.

A dívida pública voltou a bater novo recorde pelo segundo mês seguido. Atingiu os 251,5 mil milhões de euros em novembro, correspondendo a um aumento de 400 milhões face ao mês anterior, revela esta quarta-feira o Banco de Portugal. Mas o montante do endividamento público deverá dar um trambolhão em dezembro por causa do pagamento antecipado dos 4.700 milhões de euros que Portugal ainda devia ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Ao todo, a dívida pública na ótica de Maastricht (a que conta para Bruxelas usar no Procedimento dos Défices Excessivos), situou-se nos 251.476 milhões de euros no final do mês de novembro, de acordo com a nota de informação estatística divulgada pelo banco central. Foram mais 397 milhões de euros face a outubro, quando também tinha atingido um pico histórico.

A explicar este aumento estão as emissões de dívida pública que Portugal realizou no penúltimo mês de 2018. O IGCP levantou em novembro 1.250 milhões de euros em Obrigações do Tesouro a cinco e a dez anos, numa operação de financiamento que tinha um objetivo muito claro: reforçar a almofada de liquidez para no mês a seguir proceder ao reembolso antecipado ao FMI.

Foi o que veio a acontecer no dia 10 de dezembro, quando o ministro das Finanças confirmou que Portugal deixou de dever ao FMI o dinheiro que havia pedido em 2011 no âmbito do resgate financeiro ao país, numa operação que vai gerar uma poupança de 100 milhões de euros — ou 1.200 milhões considerando as devoluções antecipadas que Portugal foi fazendo nos últimos anos.

Na prática, a dívida pública subiu em novembro para dar muito provavelmente um trambolhão em dezembro perante a devolução dos 4.700 milhões que faltavam liquidar junto do FMI.

Dívida pública bate novo máximo

Fonte: Banco de Portugal

Aliás, no que toca à dívida pública em termos da riqueza produzida, os últimos dados disponíveis dizem respeito ao mês de setembro e colocam o rácio nos 125% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o Governo está a contar que o nível de endividamento público desça para 121,2% do PIB no final de 2018, segundo a meta que inscreveu no Orçamento do Estado para este ano.

Também a dívida pública líquida de depósitos das administrações públicas subiu em novembro, ascendendo aos 225 mil milhões de euros. O Banco de Portugal explica que “os ativos em depósitos das administrações públicas reduziram 200 milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos registou um acréscimo de 600 milhões de euros em relação ao mês anterior”.

(Notícia atualizada às 11h23)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública bate novo recorde antes de pagar ao FMI. Atinge os 251,5 mil milhões em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião