Ver um filme ou jogar um videojogo de máscara? Vai sentir o vento, a chuva, o calor e os cheiros

A Feelreal Sensory Mask coloca-se, através de um íman, por baixo dos óculos de realidade virtual e produz, no momento exato, os cheiros e as sensações térmicas vividas num filme ou num videojogo.

Foi construída a pensar no olfato e no tato, mas sem esquecer, porém, a visão. Tudo para proporcionar um maior grau de realismo, quer seja enquanto se vê um filme ou enquanto se joga um videojogo com uns óculos de realidade virtual postos na cara. E, agora, aos óculos, junta-se esta máscara — chamada Feelreal Sensory Mask — que é capaz de produzir cheiros, vento, frio, neve ou chuva.

A Feelreal Sensory Mask coloca-se, através de um íman, por baixo dos óculos de realidade virtual, ficando justamente por baixo do nariz e cobrindo as bochechas e a boca. De acordo com o Business Insider (acesso livre, conteúdo em espanhol), a máscara pesa apenas 198 gramas e já está disponível para pré-encomenda através do site.

Mas nem todos os óculos de realidade virtuais são compatíveis com esta máscara. Os Oculus Rift, HTC Vive e PlayStation VR são alguns dos modelos aos quais se pode adicionar a Feelreal Mask.

A Feelreal Sensory Mask pesa 198 gramas.FeelReal

255 aromas criados por um perfumista

Não acontece por magia. A máscara da Feelreal é capaz de produzir os cheiros e isto tem uma explicação relativamente simples. No seu interior podem ser armazenadas até nove cápsulas de odores. Através dessas cápsulas é possível escolher entre 255 aromas criados pelo perfumista Bogdan Zubchenco.

Entre as mais de duas centenas de cheiros da Feelreal estão os odores mais habituais num filme ou num videojogo. E vão desde o cheiro ao café acabado de fazer até ao aroma característico da roupa saída da máquina de lavar, passando também pelo odor a relva cortada, por exemplo.

Cada um dos 255 cheiros é libertado automaticamente, no momento exato em que ocorre uma cena — quer seja no jogo ou no filme — relacionada com esse aroma. Assim, se o jogador (no caso de um videojogo) entrar num café, vai imediatamente sentir o cheiro a café. Ou, no caso de um filme, se uma personagem disparar um tiro a outra, o espectador vai cheirar o odor a pólvora.

As cápsulas de odores para a Feelreal Sensory Mask foram todas criadas pelo perfumista e crítico, com mais de 20 anos de experiência, Bogdan Zubchenco.FeelReal

Cenas no deserto despertam sensação de calor

Mas não é apenas o olfato que é estimulado com a utilização desta máscara. Além de cápsulas de odores, a Feelreal inclui, no seu interior, geradores de frio e calor, tal como uns pequenos ventiladores que replicam a sensação de vento. Se o jogador estiver a subir uma montanha, por exemplo, irá sentir um vento especialmente frio no rosto. Se, pelo contrário, estiver a caminhar no deserto irá sentir um vento muito quente.

Além disto, existem também uns pequenos aparelhos dentro da máscara que são capazes de condensar o ar e gerar uma espécie de “capa” de água no rosto, que transmite a sensação de chuva ou de neve.

E, ainda que os filmes e os videojogos sejam o principal alvo da Feelreal Sensory Mask, também é possível usá-la — sem que sejam precisos óculos de realidade virtual — para sessões de relaxamento ou de aromoterapia.

Veja o vídeo para ficar a conhecer melhor a Feelreal Sensory Mask:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ver um filme ou jogar um videojogo de máscara? Vai sentir o vento, a chuva, o calor e os cheiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião