Galp dá ganhos à bolsa de Lisboa pela sexta sessão

PSI-20 ainda não conhece sabor das perdas em 2019, iniciando semana em forte alta. Galp e BCP ajudam a contrariar maus desempenhos das cotadas da EDP. Bolsas europeias também arrancam no verde.

A bolsa de Lisboa avança pela sexta sessão consecutiva, preparando-se para o ciclo mais prolongado de ganhos em meio ano. Bons desempenhos da Galp e do BCP dão ganhos ao PSI-20 no arranque da semana, contrariando baixa das duas cotadas da família EDP.

O principal índice português soma 0,35% para 4.896,52 pontos e ainda não provou perdas em 2019. Esta segunda-feira está a ser impulsionado por 14 das 18 cotadas que fazem parte da praça lisboeta de referência, com destaque para as subidas da petrolífera Galp e do banco BCP: ganham 0,76% e 0,21%, respetivamente.

Mas as melhores performances pertencem a Pharol e Ibersol, que apresentam valorizações acima de 2% nos primeiros minutos de negociação em Lisboa. No caso da Pharol, as ações já haviam disparado 9% na passada sexta-feira depois de um tribunal brasileiro ter permitido à operadora brasileira Oi retomar a sua atividade.

A travar maiores ganhos no PSI-20 estavam EDP e EDP Renováveis. As ações da última perdiam mais de 3% para 7,62 euros. Também a Jerónimo Martins, outro dos pesos pesados nacionais, cedia 0,66%.

Fora do índice benchmark, as ações da papeleira Inapa disparam mais de 5% para 0,0836 euros, isto depois de a Caixa Geral de Depósitos ter vendido a sua posição de 33% na empresa ao Estado por quase 16 milhões de euros.

Lá por fora mantém-se o bom ambiente da sessão anterior por causa dos comentários mais favoráveis do presidente da Reserva Federal norte-americana. Jerome Powell disse na passada sexta-feira que a Fed vai ser paciente na subida dos juros na maior economia do mundo, aliviando receios dos investidores quanto a um agravamento do preço do dinheiro e ao consequente impacto na atividade económica dessa decisão.

Os mercados asiáticos fecharam a sessão desta segunda-feira em forte alta. No Velho Continente, o índice Stoxx 600 soma ligeiros 0,12%. Outros dois índices importantes, o alemão DAX 30 e Ibex 35, também estão no verde, seguindo em alta de 0,31% e 0,19%, respetivamente.

“Os mercados asiáticos registaram ganhos acentuados, espelhando não só o bom desempenho de Wall Street como também os avanços materiais registados nas conversações sino-americanas“, disseram os analistas do BPI no seu Diário de Bolsa.

“Em suma, na sexta-feira Jerome Powell fez o que os mercados financeiros tinham desejado que o tivesse feito na reunião de dezembro: sinalizar que o ciclo de subidas das taxas de juro poderá sofrer uma pausa e a sua evolução dependerá do comportamento da economia. Por outras palavras, o risco da Fed pecar por excesso (como aconteceu por vezes no passado) é diminuto”, adiantaram ainda.

(Notícia atualizada às 8h26)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp dá ganhos à bolsa de Lisboa pela sexta sessão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião