5 coisas que vão marcar o dia

A CP lança um concurso internacional para a compra de 22 comboios. Os funcionários judiciais iniciam greve de cinco dias.

A CP vai lançar esta segunda-feira um concurso público internacional para a compra de 22 novos comboios, num investimento de até 168 milhões de euros. Ainda em termos de mobilidade, os preços dos combustíveis vão subir pela primeira vez em 12 semanas. Por outro lado, os funcionários judiciais iniciam uma greve nacional de cinco dias. Também há estatísticas: o INE vai dizer quanto custa construir uma casa e o Eurostat atualiza os dados do comércio a retalho.

CP lança concurso para compra de comboios

O primeiro-ministro, António Costa, marca presença no lançamento do concurso público internacional da CP para a compra de 22 novos comboios. A cerimónia tem lugar na estação de Marco de Canaveses. A empresa prevê gastar 168 milhões de euros na aquisição de material circulante.

Funcionários judiciais iniciam greve de cinco dias

O Sindicato dos Funcionários Judiciais inicia esta segunda-feira uma greve nacional de cinco dias. Além de um estatuto que reconheça a complexidade funcional do que os oficiais de justiça fazem, o sindicato exige também o preenchimento de 1.400 vagas e o preenchimento das 750 promoções que faltam.

Preços dos combustíveis sobem

Os preços dos combustíveis vão subir. Depois de quedas consecutivas, que levaram a gasolina e o gasóleo para mínimos, haverá aumentos a partir desta segunda-feira. A gasolina simples de 95 octanas vai registar uma subida mais expressiva do que o litro do diesel.

Quanto custa construir uma casa?

Numa altura em que o mercado imobiliário dá sinais de alguma desaceleração, o INE divulga o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova e o Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação. Ambos os indicadores são relativos ao mês de novembro.

Eurostat atualiza dados do comércio a retalho

O gabinete de estatísticas europeu atualiza dos dados do comércio a retalho relativo a novembro de 2018. O Eurostat também tem previsto a divulgação dos preços na importação industrial no mesmo mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião