Hoje nas notícias: IES, propinas e Vale de Lobo

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As empresas vão ter de reportar a informação contabilística ao Fisco obedecendo às novas regras a partir do próximo ano, mais tarde do que o esperado. Pelo ensino superior, os responsáveis receiam as medidas que possam envolver a eliminação das propinas, que representam 24% das receitas do setor. A Caixa Geral de Depósitos já deixou de ser acionista de Vale do Lobo, depois de ter vendido os créditos do empreendimento em Loulé. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

Fisco adia novamente revolução na informação empresarial

Será apenas a partir de 2020 que as novas regras da Informação Empresarial Simplificada (IES) serão obrigatórias. A implementação do sistema que visa simplificar a forma como as empresas enviam para o Fisco a informação contabilística vai acontecer agora, mas a obrigatoriedade vai recair só sobre os dados do período contabilístico e fiscal que tiverem início neste ano, exceto para as empresas que cessem atividade durante este ano.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Propinas rendem mais de 330 milhões a universidades e politécnicos

A discussão sobre a eliminação das propinas tem vindo a ganhar forma nos últimos tempos, mas os responsáveis do ensino superior alertam já para o impacto da medida. Seria o Orçamento do Estado que teria de cobrir as verbas, que representam perto de 24% das receitas do setor. Em 2017, as universidades e politécnicos viram as propinas render 330,1 milhões de euros. O corte já anunciado, de 20% da propina máxima, chega a retirar dois milhões em algumas instituições.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Caixa vende ações de Vale do Lobo

Depois de ter vendido os créditos relativos a Vale do Lobo há cerca de um ano, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) deixou de ser acionista daquele empreendimento turístico em Loulé, no seguimento da venda da sua participação ao fundo gerido pela sociedade de capital de risco ECS e que tem o banco público como principal proprietário. A CGD era dona de 24% da Vale do Lobo – Resort Turístico de Luxo, através da Wolfpart.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Um terço dos utentes não usa cheques-dentista

Os cheques-dentista, que dão acesso a um conjunto de cuidados de medicina dentária, não estão a ser utilizados por cerca de um terço dos utentes que os recebem. É na região Norte que se verifica a maior taxa de utilização, enquanto no extremo oposto se encontra a capital lisboeta, que se destaca pelo desperdício. A iniciativa, que foi lançada há 11 anos, em 2008, tem como principais beneficiários grávidas e crianças dos sete aos 13 anos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

PS prepara-se para expulsar 300 militantes

Os militantes do PS que figuraram em listas adversárias ao partido nas autárquicas de 2017 foram suspensos na altura, mas estão já a desvincular-se em antecipação da decisão da direção nacional sobre o seu destino. A Comissão Nacional de Jurisdição recebeu a proposta da direção e terá a palavra final, depois de concluídos os processos disciplinares postos em 320 militantes. Braga será o distrito que mais sentirá estas expulsões.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: IES, propinas e Vale de Lobo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião