CGD: Equipa de Santos Ferreira controla topo da banca

  • ECO
  • 24 Janeiro 2019

O antigo presidente trabalhou na CGD com alguns dos nomes que estão hoje nas administrações dos grandes bancos.

O ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos, Carlos Santos Ferreira, é um dos principais visados da auditoria feita pela EY ao banco público. Santos Ferreira foi o presidente de vários gestores na CGD que ocupam atualmente lugares de destaque no Banco de Portugal, CGD, BCP e Novo Banco, escreve esta quinta-feira o jornal Público [acesso condicionado].

A lista de antigos integrantes das equipas de Santos Ferreira na CGD inclui nomes como Vítor Fernandes, administrador do Novo Banco, e José João Guilherme, da CGD, encontram-se ainda em funções no setor financeiro.

As administrações do Banco de Portugal (BdP) e da Associação Portuguesa de Bancos (APB) têm também elementos que estiveram sob a chefia de Santos Ferreira. São eles o governador Carlos Costa, que esteve três anos na administração da CGD, dos quais um na equipa de Santos Ferreira, e o presidente da APB, Fernando Faria de Oliveira, que é também um dos ex-presidentes da CGD visado na auditoria da EY.

O grupo tem ainda espaço para Norberto Rosa, que esteve na gestão da CGD até 2011, onde trabalhou com Armando Vara, e está agora na APB junto de Faria de Oliveira, e José Ramalho, que foi vice-governador de Carlos Costa, e foi presidente do Fundo de Resolução.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD: Equipa de Santos Ferreira controla topo da banca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião