Bruxelas avança na infração contra Portugal sobre branqueamento de capitais

  • Lusa
  • 24 Janeiro 2019

Portugal falhou na transposição das regras comunitárias contra o branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, levando Bruxelas a enviar um parecer a Lisboa.

A Comissão Europeia avançou, esta quinta-feira, no processo de infração contra Portugal por falta de transposição de regras da União Europeia (UE) contra branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, tendo Lisboa dois meses para responder.

O executivo comunitário enviou um parecer fundamentado – a segunda fase do processo de infração – depois de Lisboa não ter respondido satisfatoriamente às dúvidas sobre a transposição para o direito nacional da Diretiva Antibranqueamento de Capitais (Diretiva 2015/849).

Portugal é um dos nove Estados-membros em relação aos quais Bruxelas considera faltarem algumas disposições previstas na diretiva, apesar de terem declarado a conclusão da transposição da mesma.

Portugal tem um prazo de dois meses para responder às dúvidas de Bruxelas e tomar medidas pertinentes, sob pena de o caso ser presente ao Tribunal de Justiça da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas avança na infração contra Portugal sobre branqueamento de capitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião