Europa em alta com progressos no Brexit. Lisboa contraria

Os investidores estão animados com os progressos no processo do Brexit, depois de Theresa May ter conseguido apoio do Parlamento britânico para voltar a negociar com Bruxelas.

A praça de Lisboa está a negociar em baixa ligeira esta manhã, interrompendo os ganhos registados na última sessão, a ser penalizada, sobretudo, pela Mota-Engil e pela Nos. A bolsa nacional contraria, assim, a tendência positiva que se faz sentir no resto da Europa, numa altura em que os investidores estão animados com os progressos no processo do Brexit, depois de Theresa May ter conseguido apoio do Parlamento britânico para voltar a negociar com Bruxelas.

O PSI-20 está a subir 0,12% para os 5.104,10 pontos, com cinco cotadas em alta, uma inalterada e as restantes em queda.

A penalizar o principal índice acionista nacional está a o setor energético, com a EDP a perder 0,38%, para os 3,12 euros por ação, e a EDP Renováveis a cair 0,19%, para os 7,83 euros por ação. A empresa de energias limpas está a desvalorizar depois de ter reportado um aumento de 3% da produção em 2018, um resultado que está a desiludir os investidores.

A evitar perdas mais acentuadas está a Mota-Engil, que avança 0,74%, para 1,91 euros por ação. Também a Nos está a impulsionar a bolsa, ao valorizar 0,97%, para os 5,7 euros por ação.

No resto da Europa, a tendência também é de ganhos ligeiros. A praça francesa avança 0,4%, enquanto a bolsa italiana valoriza 0,48%.

Este movimento acontece depois de, na terça-feira, o Parlamento britânico ter aprovado uma proposta para que Theresa May negoceie com a União Europeia a substituição da solução para a fronteira entre as duas Irlandas (o chamado backstop). O objetivo é que, substituído este modelo do backstop, o Parlamento britânico aprove o acordo alcançado entre May e Bruxelas, depois de o ter chumbado a 15 de janeiro, uma perspetiva de desbloqueio que está a animar os investidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa em alta com progressos no Brexit. Lisboa contraria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião