Lucros do BBVA disparam. Foram mais de 5 mil milhões

  • Lusa
  • 1 Fevereiro 2019

Mais-valias geradas com o negócio no Chile puxaram pelas contas do banco espanhol. Resultados líquidos cresceram 51,3% em 2018.

O lucro do BBVA atingiu os 5.324 milhões de euros em 2018, mais 51,3% face ao ano anterior, suportado nas mais-valias geradas com o negócio no Chile, apesar da queda da lira turca e das dificuldades na Argentina.

O aumento dos resultados líquidos ficou também a dever-se à contenção das despesas e à menor afetação de verbas para saneamento financeiro, o que fez com que os lucros tivessem saído em linha com o esperado pelo mercado, refere o grupo financeiro em comunicado enviado à Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV), em Espanha.

No quatro trimestre, o BBVA registou um lucro de 1.001 milhões de euros, cerca de cinco vezes mais do que em igual período do ano anterior, quando o resultado líquido foi de 70 milhões de euros, depois de assumir uma forte perda da sua participação na Telefónica.

O presidente do banco, Carlos Torres Vila, disse que, apesar da “complexa envolvente”, o banco obteve “muito bons resultados e uma rentabilidade de dois dígitos”, sendo que, simultaneamente, fez “importantes avanços no processo de transformação”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros do BBVA disparam. Foram mais de 5 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião