Direto Marcelo: “Todos nos lembramos da profecia de que havia recursos ilimitados”

No 13º Encontro Nacional de Inovação falou-se de sustentabilidade e de como acelerar a transição para uma economia circular. O ECO acompanhou em direto.

Estima-se que, em 2050, a população mundial alcance os 10 mil milhões. Mas, numa altura em que se consomem mais recursos naturais do que aqueles que o planeta oferece, torna-se urgente romper paradigmas. Um desses modelos é o da economia linear, em que os recursos não são reaproveitados. Ora, esse modelo não é sustentável, defende uma corrente que tenta acelerar e incentivar, junto de todos os decisores, uma rápida transição para a chamada economia circular.

Uma economia circular é a que otimiza o valor dos produtos, componentes e materiais à disposição. Ou seja, é um modelo de desenvolvimento económico mais sustentável, pelo qual os recursos são reaproveitados ao limite, de forma a evitar desperdícios e obsolescências desnecessárias. É esta a corrente de pensamento que motiva o 13º Encontro Nacional de Inovação da Associação Empresarial para a Inovação (COTEC), que decorre esta terça-feira no Convento do Beato, em Lisboa.

O ECO estará a acompanhar, em direto, todas as intervenções e os três painéis de discussão, com início às 9h15 e hora prevista de conclusão às 13h30. Entre os participantes estão Ellen MacArthur, cabeça da fundação homónima, uma entidade que visa acelerar a passagem para uma economia circular; Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República; e diversos agentes políticos e empresariais, essenciais para o alavancar desta nova estratégia. Abaixo, acompanhe os momentos principais. O programa completo pode ser consultado no site oficial do encontro.

O liveblog só está visível na versão web do jornal, em eco.pt.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo: “Todos nos lembramos da profecia de que havia recursos ilimitados”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião